• ARIMATEIA PARABENIZA PRESIDENTE TANCREDO NEVES, SÍTIO DO MATO E SOBRADINHO

ARIMATEIA PARABENIZA PRESIDENTE TANCREDO NEVES, SÍTIO DO MATO E SOBRADINHO

27 de fevereiro de 2024 \\ Política

O deputado José de Arimateia (Republicanos) apresentou, na Assembleia Legislativa, moções de congratulações com os municípios de Presidente Tancredo Neves, Sítio do Mato e Sobradinho, que festejaram aniversário de 35 anos no último dia 24 de fevereiro.

Com população estimada em 27,7 mil habitantes, conforme censo demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Presidente Tancredo Neves era conhecido antigamente como Tabuleiro de Liberina e se formou com uma barraca de palha que vendia alimentos e bebidas aos tropeiros que transportavam cargas nos animais. O povoado pertencia, antes da emancipação, ao município de Valença, no Território de Identidade do Baixo Sul da Bahia.

Através desta moção, saúdo os tancredenses, agradecendo os 133 votos afetuosos votos recebidos. Diante da sua história e representatividade, nada mais justo e oportuno que esta Casa homenageie e destaque a passagem dos 35 anos de história do querido município de Presidente Tancredo Neves”, assinalou o parlamentar. O legislador destacou que a cidade teve um significante desenvolvimento logo após a construção da BR-101, o que permitiu maior facilidade no transporte de passageiros e cargas.

O município de Sítio do Mato, situado no Território de Identidade do Velho Chico, possui cerca de 13,4 mil habitantes, segundo estimativa do IBGE. Ao se congratular com o povo sitiomatense, o deputado José de Arimateia agradeceu pelos 144 votos obtidos na última eleição e enviou um abraço simbólico a todos da região.

Emancipado de Bom Jesus da Lapa em 1989, Sítio do Mato ganhou este nome, explicou o legislador, porque está localizado às margens do Rio São Francisco, em uma reserva florestal onde as pessoas fizeram ocupações e construíram um sítio. “Quando se tornou distrito, chamava-se Porto Feliz, porém tal nome não pode permanecer por causa da existência de outro município com tal título”, contou.

Localizado no Território de Identidade do Sertão do São Francisco, o município de Sobradinho possui aproximadamente 25,4 mil habitantes, de acordo com dados do IBGE. Ao destacar a alegria e a satisfação de parabenizar o povo sobradinhense pela passagem da data magna, o deputado manifestou sua gratidão pelos 155 votos obtidos no último pleito eleitoral.

Arimateia ainda frisou que Sobradinho é um município que fica localizado no norte do semiárido baiano e integra a Região Administrativa Integrada de Desenvolvimento (Ride) do Polo Petrolina e Juazeiro, que abriga a Usina Hidrelétrica de Sobradinho. “A referida hidrelétrica fica no Lago de Sobradinho que é um dos maiores lagos artificiais do mundo, com 4.214 quilômetros quadrados de área e 32,2 quilômetros cúbicos de água. A construção ocorreu na década de 1970 nas águas do Rio São Francisco para o aproveitamento hidroelétrico do rio por meio da Usina de Sobradinho, a maior do Estado da Bahia e uma das maiores usinas hidrelétricas do Brasil”, explicou o parlamentar.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Política.