Montaer apresenta aeronave em feira de aviação nos EUA, conheça sua história
A empresa Montaer Aeronave surgiu no final de 2013 com intuito de trazer a inovação para a aviação nacional. O fundador é o empresário Bruno de Oliveira, nascido na cidade de Salvador/BA, formado pela universidade Federal da Bahia, em Administração, tem seu contato com a aviação leve desde os seus 2 anos de idade. Experiência e visão de negócio não faltou para criação da empresa, pois o objetivo maior era produzir um avião nacional, com o menor custo de aquisição da categoria, com designer moderno, linhas arredondadas, e trazendo todos os recursos que são encontrados na aviação de grande porte.
A Bahia, que sempre teve nome no cenário nacional como um grande pólo da indústria Aeronáutica, tendo em vista que possuía 3 empresas do seguimento, atualmente só possui a Montaer Aeronaves como sua única representante no ramo de Fabricação de aeronaves, no qual é a única aeronave asa alta nacional certificada como light Sport Aircraft.
Desenvolvendo tecnologia, utilizando o que tem de mais moderno, a empresa emprega 12 funcionários devidamente qualificados, com cursos internos, e cursos específicos para cada setor produtivo, fazendo com que as aeronaves tenham qualidade e segurança. Sendo assim, a empresa faz um trabalho de formação e capacitação de mão-de-obra específica para aviação.
Fabricação
O Montaer MC01 foi desenvolvido a partir de softwares utilizados por grandes fabricantes mundiais, e tem todas as suas peças cortadas em máquinas computadorizadas, dando precisão e qualidade no seu conjunto. Produzida com aço molibdenio 4130, a sua Célula de sobrevivência traz mais conforto e segurança para piloto e passageiro, pois torna sua estrutura extremamente forte e robusta. O seu revestimento em chapas de aluminio aeronáutico formam um conjunto harmonioso, puxando um pouco para o tradicionalismo da aviação, em construção de fuselagens de aeronaves, porém, sem perder o encanto e o requinte de linhas suaves e modernas. O interior da aeronave vem acompanhado de bancos em couro, console estendido, e um painel muito atual, com opções que englobam telas com visão sintética, 3D, piloto automático, sempre priorizando a segurança de voo, principalmente dando a opção da instalação de paraquedas balístico.
Além dessa vertente, a empresa importa partes e peças de aeronaves, e outras sob forma de kits, para serem montadas em sua totalidade aqui no Brasil, de forma assistida, respeitando a legislação vigente. Com isso, o leque de opções cresce ao ter à disposição do cliente aeronaves como RV-9A, RV-7A e RV-10. Essas aeronaves vendidas sob forma de kits são distribuídas em todo mundo, tendo mais de 10 mil unidades voando.
Manutenção
Tendo em vista a quantidade de aeronaves experimentais registradas no Brasil (algo em torno de 5 mil unidades), a manutenção acaba também sendo um grande nicho de mercado, no qual a Montaer atua, sendo uma das principais responsáveis por manutenções no Nordeste, e abraçando também aeronaves da região centro-Oeste e Norte do Brasil. Com uma equipe de colaboradores capacitada, a empresa tem a possibilidade de atender seus clientes desde a importação de peças até a instalação de equipamentos, upgrades em maquinas semi-novas, pinturas personalizadas, manutenções em geral. Tudo isso com acompanhamento de um corpo técnico de engenheiros. A Montaer recebe aeronaves experimentais de todas as marcas e modelos, o que a torna uma referência no mercado nacional, e apoio técnico para os demais fabricantes do mesmo segmento, e única no Nordeste apta a trabalhar com todas as aeronaves.
Concomitantemente, a empresa atua prestando serviço de consultoria aeronáutica, participando de compra e venda de aeronaves, não só as que possui em estoque, mas também auxiliando no comércio de outras aeronaves, da qual precisam de uma avaliação de "pré-compra", dando mais segurança ao comprador e ao vendedor da aeronave. Dando sequência ao processo, a parte documental juntamente à Anac (agência nacional de aviação civil) é executada no processo de compra e venda pela empresa intermediadora.
Está em projeto a construção de hangares para uma espécie de "hospedagem" de aeronaves, dando a elas um tratamento VIP, com lavagens semanais, e para seus proprietários, é oferecido dentro dos hangares duas suítes, cozinha americana, sala de estar e sala de jantar. Com isso, os clientes têm a possibilidade de passar finais de semana hospedados em seus hangares, seguindo um padrão americano. Com a expansão do aeroporto, foi percebido uma carência para esse tipo de serviço, no qual hoje já não se encontra mais vagas para uma simples estadia no aeroporto, o que torna o projeto extremamente viável, em com grande ligação com uma das atividades principais da empresa, que é a manutenção, tendo em vista que as aeronaves ficaram sob os cuidados da Montaer, que trará todo conforto e comodidade aos seus clientes.
No dia 25/07/18, a empresa foi certificada pela ANAC, se tornando até então a ÚNICA empresa autorizada a produzir aeronave Leve esportiva no Brasil, na categoria asa alta. Atualmente, apenas 4 empresas (incluindo a empresa baiana) possuem essa autorização, e as mesmas não concorrem diretamente com a Montaer.
É de suma importância salientar é o único centro de Serviço credenciado pela Rotax para toda região Norte/Nordeste, o que dá uma legitimidade muito grande ao trabalho que vem sendo desenvolvido.
A primeira aeronave foi desenvolvida e finalizada em um ano e meio de projeto e fabricação.
Agora, voos mais altos serão alçados, que é a comercialização de aeronaves no Exterior, mais especificamente nos EUA, no qual participará da Feira de aviação de Sun & Fun (uma das maiores do mundo). Em Julho, a previsão é que a primeira aeronave asa alta nacional certificada pela Anac decole de Feira de Santana para participar da Maior Feira de Aviacao do Mundo, localizado em Oshkosh , USA.
A missão da Montaer Aeronaves é produzir um avião de alto padrão construtivo, luxuoso, com requinte, e principalmente segurança, trazendo com todo esse conjunto um voo prazeiroso, buscando as evoluções tecnológicas do mercado, e tendências mercadológicas.
A visão da empresa é ser a maior empresa do segmento da aviação Leve do Brasil, referência em fabricação e manutenção, apta a exportar as aeronaves para todo o mundo.
Tecnologia .
-
Feira conectada: Agendamento nos CRAS pode ser feito pelo aplicativo
-
Feira de Santana registra mais 140 novos casos nesta sexta-feira (08)
-
Cientistas criam tecnologia que identifica infecção urinária com uso de smartphone
-
-
GIROSS: APP DE MOBILIDADE INVESTE NA SEGURANÇA PARA USUÁRIOS
-
PMFS: Feira Digital torna moradores da Caboronga conectados ao mundo
-
Garoto de 13 anos desenvolve calibrador para ajudar a medir batimentos cardíacos de...