• Montaer apresenta aeronave em feira de aviação nos EUA, conheça sua história

Montaer apresenta aeronave em feira de aviação nos EUA, conheça sua história

22 de março de 2020 \\ Tecnologia

A empresa Montaer Aeronave surgiu no final de 2013 com intuito de trazer a inovação para a aviação nacional. O fundador é o empresário Bruno de Oliveira, nascido na cidade de Salvador/BA, formado pela universidade Federal da Bahia, em Administração, tem seu contato com a aviação leve desde os seus 2 anos de idade. Experiência e visão de negócio não faltou para criação da empresa, pois o objetivo maior era produzir um avião nacional, com o menor custo de aquisição da categoria, com designer moderno, linhas arredondadas, e trazendo todos os recursos que são encontrados na aviação de grande porte. 


A Bahia, que sempre teve nome no cenário nacional como um grande pólo da indústria Aeronáutica, tendo em vista que possuía 3 empresas do seguimento, atualmente só possui a Montaer Aeronaves como sua única representante no ramo de Fabricação de aeronaves, no qual é a única aeronave asa alta nacional certificada como light Sport Aircraft.


Desenvolvendo tecnologia, utilizando o que tem de mais moderno, a empresa emprega 12 funcionários devidamente qualificados, com cursos internos, e cursos específicos para cada setor produtivo, fazendo com que as aeronaves tenham qualidade e segurança. Sendo assim, a empresa faz um trabalho de formação e capacitação de mão-de-obra específica para aviação. 

Fabricação 

O Montaer MC01 foi desenvolvido a partir de softwares utilizados por grandes fabricantes mundiais, e tem todas as suas peças cortadas em máquinas computadorizadas, dando precisão e qualidade no seu conjunto. Produzida com aço molibdenio 4130, a sua Célula de sobrevivência traz mais conforto e segurança para piloto e passageiro, pois torna sua estrutura extremamente forte e robusta. O seu revestimento em chapas de aluminio aeronáutico formam um conjunto harmonioso, puxando um pouco para o tradicionalismo da aviação, em construção de fuselagens de aeronaves, porém, sem perder o encanto e o requinte de linhas suaves e modernas. O interior da aeronave vem acompanhado de bancos em couro, console estendido, e um painel muito atual, com opções que englobam telas com visão sintética, 3D, piloto automático, sempre priorizando a segurança de voo, principalmente dando a opção da instalação de paraquedas balístico. 

Além dessa vertente, a empresa importa partes e peças de aeronaves, e outras sob forma de kits, para serem montadas em sua totalidade aqui no Brasil, de forma assistida, respeitando a legislação vigente. Com isso, o leque de opções cresce ao ter à disposição do cliente aeronaves como RV-9A, RV-7A e RV-10. Essas aeronaves vendidas sob forma de kits são distribuídas em todo mundo, tendo mais de 10 mil unidades voando. 


Manutenção 

Tendo em vista a quantidade de aeronaves experimentais registradas no Brasil (algo em torno de 5 mil unidades), a manutenção acaba também sendo um grande nicho de mercado, no qual a Montaer atua, sendo uma das principais responsáveis por manutenções no Nordeste, e abraçando também aeronaves da região centro-Oeste e Norte do Brasil. Com uma equipe de colaboradores capacitada, a empresa tem a possibilidade de atender seus clientes desde a importação de peças até a instalação de equipamentos, upgrades em maquinas semi-novas, pinturas personalizadas, manutenções em geral. Tudo isso com acompanhamento de um corpo técnico de engenheiros. A Montaer recebe aeronaves experimentais de todas as marcas e modelos, o que a torna uma referência no mercado nacional, e apoio técnico para os demais fabricantes do mesmo segmento, e única no Nordeste apta a trabalhar com todas as aeronaves.


Concomitantemente, a empresa atua prestando serviço de consultoria aeronáutica, participando de compra e venda de aeronaves, não só as que possui em estoque, mas também auxiliando no comércio de outras aeronaves, da qual precisam de uma avaliação de "pré-compra", dando mais segurança ao comprador e ao vendedor da aeronave. Dando sequência ao processo, a parte documental juntamente à Anac (agência nacional de aviação civil) é executada no processo de compra e venda pela empresa intermediadora. 

Está em projeto a construção de hangares para uma espécie de "hospedagem" de aeronaves, dando a elas um tratamento VIP, com lavagens semanais, e para seus proprietários, é oferecido dentro dos hangares duas suítes, cozinha americana, sala de estar e sala de jantar. Com isso, os clientes têm a possibilidade de passar finais de semana hospedados em seus hangares, seguindo um padrão americano. Com a expansão do aeroporto, foi percebido uma carência para esse tipo de serviço, no qual hoje já não se encontra mais vagas para uma simples estadia no aeroporto, o que torna o projeto extremamente viável, em com grande ligação com uma das atividades principais da empresa, que é a manutenção, tendo em vista que as aeronaves ficaram sob os cuidados da Montaer, que trará todo conforto e comodidade aos seus clientes. 

No dia 25/07/18, a empresa foi certificada pela ANAC, se tornando até então a ÚNICA empresa autorizada a produzir aeronave Leve esportiva no Brasil, na categoria asa alta. Atualmente, apenas 4 empresas (incluindo a empresa baiana) possuem essa autorização, e as mesmas não concorrem diretamente com a Montaer.

É de suma importância salientar é o único centro de Serviço credenciado pela Rotax para toda região Norte/Nordeste, o que dá uma legitimidade muito grande ao trabalho que vem sendo desenvolvido.

A primeira aeronave foi desenvolvida e finalizada em um ano e meio de projeto e fabricação.

Agora, voos mais altos serão alçados, que é a comercialização de aeronaves no Exterior, mais especificamente nos EUA, no qual participará da Feira de aviação de Sun & Fun (uma das maiores do mundo). Em Julho, a previsão é que a primeira aeronave asa alta nacional certificada pela Anac decole de Feira de Santana para participar da Maior Feira de Aviacao do Mundo, localizado em Oshkosh , USA. 

A missão da Montaer Aeronaves é produzir um avião de alto padrão construtivo, luxuoso, com requinte, e principalmente segurança, trazendo com todo esse conjunto um voo prazeiroso, buscando as evoluções tecnológicas do mercado, e tendências mercadológicas.

A visão da empresa é ser a maior empresa do segmento da aviação Leve do Brasil, referência em fabricação e manutenção, apta a exportar as aeronaves para todo o mundo.


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE