Secretaria da Saúde da Bahia contrata vacinadores para alavancar imunização em 43 municípios
A Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) promoveu, nesta terça-feira (4), um encontro com prefeitos e secretários de Saúde de municípios que fazem parte do Programa Vacina Bahia. Na ocasião, os vacinadores que vão atuar nas 43 cidades selecionadas assinaram contrato de trabalho e receberam treinamento técnico da Coordenação Estadual de Imunizações e Vigilância Epidemiológica das Doenças Imunopreveníveis, da Sesab.
Com investimento inicial de R$ 3,7 milhões, o Vacina Bahia busca fortalecer todo o calendário vacinal, principalmente no grupo de crianças até um ano de idade, com foco no aumento da cobertura das vacinas Pentavalente, Pneumo 10, Tríplice Viral e a contra a Poliomielite. Em 2022, a Bahia registrou uma cobertura vacinal de 75,06% para Poliomielite; 75,4% para Pentavalente; 79,4% da Pneumo 10 e 75,6% da Tríplice Viral.
Secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana explica que, além de campanhas de incentivo à imunização, 86 técnicos de enfermagem vão atuar nas cidades com menos de 100 mil habitantes que tenham as menores coberturas vacinais.
“O Programa Vacina Bahia veio para mudar o cenário dos baixos índices de vacinação no estado. Serão disponibilizados, por município, dois técnicos de enfermagem e também um computador para ser utilizado em sala de vacina. Hoje estamos realizando a formação e capacitação desses vacinadores e a entrega desses computadores”, explica.
A meta do Estado, segundo a coordenadora do Programa Estadual de Imunização, Vânia Rebouças, é que o índice de vacinação alcance, no mínimo, 95% do público alvo de cada vacina. “Estamos há alguns anos sem conseguir atingir essa meta e precisamos mudar isso. O Vacina Bahia é mais uma iniciativa do Governo do Estado na busca melhorar esses índices. Esses técnicos vão atuar por seis meses nessas ações estratégicas para a melhoria das coberturas vacinais”, adianta.
Como forma de incentivo, segundo a secretária da Saúde, haverá ainda a premiação dos municípios destaques com a doação, pelo Estado, de dois computadores para os 20 melhores municípios com cobertura vacinal que atingiram pelo menos 95% de cobertura das vacinas Poliomielite, Pentavalente, Pneumo 10 e Tríplice Viral. “Além disso, após seis meses do início do Programa, o município que aumentar a cobertura para pelo menos 95% será premiado com o selo de município amigo da vacina”, completa Santana.
Ações em toda a Bahia
Apesar de ter como foco, nesse primeiro momento, os 34 municípios com menos de 100 mil habitantes e baixas taxas de cobertura vacinal, o programa abrangerá todos os municípios baianos com realização de ações de imunização nas escolas e disponibilização de dez veículos para vacinação itinerante (áreas rurais, povos tradicionais, povos originários e vulneráveis).
Fonte: Ascom/Sesab
Saúde.
-
-
Vacinação itinerante garante proteção contra a gripe na zona rural de Feira de...
-
UPA de Humildes deve funcionar com leitos de observação para as urgências e...
-
Prefeitura de Feira recebe duas ambulâncias novas para renovar frota do SAMU
-
Vacinação contra a dengue nos distritos será realizada neste sábado (1)
-
Mobilização de saúde alcança mais de 1.500 atendimentos nas unidades da...
-
Hospital e Maternidade Regional Costa do Dendê será construído em Valença com...
-
Dia D de vacinação contra Dengue será realizado nas UFS do Saúde na Hora
-
Feira no combate à dengue: população é mobilizada na luta contra o Aedes aegypti
-
Secretaria de Saúde finaliza dia 23 os cadastros de exames e consultas da demanda...
-
Meta é zerar a fila: Chegou a hora de atender a demanda reprimida por vaga de exames
-
Leitos de UTI crescem 52% em 10 anos; distribuição é desigual
-
FEIRA DE SANTANA: UPA da Queimadinha liderou quantidade de atendimentos na última...
-
Novembro Azul: Prefeitura reforça prevenção ao câncer de próstata e amplia...
-
Casa de Parto no Feira VII é inaugurada e terá atendimento exclusivo para...
-
Com ampliações programadas, Hospital de Brotas atingirá 150 leitos ainda em 2024