• Telemedicina é alternativa para cuidar da saúde na pandemia

Telemedicina é alternativa para cuidar da saúde na pandemia

06 de julho de 2020 \\ Saúde

Cuidar da saúde nunca foi tão necessário. Mas como fazer isso de forma segura em tempos de pandemia? A medicina tem enfrentado seus próprios desafios e encontrou na tecnologia uma alternativa. A Telemedicina se apresentou como uma opção no enfrentamento à Covid-19.

Nesta forma de atendimento, o paciente pode ser acompanhado por seu médico em casa, através dos recursos tecnológicos.                 A medida que visa diminuir a circulação de pessoas em clínicas e hospitais, incentivando o isolamento social e protegendo a saúde de médicos e pacientes.

O Conselho Federal de Medicina autorizou em caráter excepcional e durante o período da pandemia o uso da telemedicina. O conselho reconheceu a possibilidade de utilizar a ferramenta para orientações, suporte assistencial, consultas, monitoramento e diagnóstico. O Ministério da Saúde também regulamentou o uso da telemedicina durante este período.

Por isso, a sugestão é entrevistar um médico que está atuando com este tipo de ferramenta. Em quais casos a telemedicina pode ser utilizada? É necessário alguma consulta presencial prévia? Como funciona? Como tem sido a adesão dos pacientes? Existe algum tipo de plataforma específica para este atendimento? Enquanto médico, qual a avaliação que faz diante desta alternativa?

Fonte: Dr. Germano Lefundes ou Dr. Cláudio Rocha- cardiologistas da clínica IDM Cardio. 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Saúde.