• Prefeitura de Nova Redenção reafirma que não há casos positivos de covid no município

Prefeitura de Nova Redenção reafirma que não há casos positivos de covid no município

17 de junho de 2020 \\ Saúde

O boletim epidemiológico do município de Nova Redenção, na Chapada Diamantina, se mantém zerado em números de casos suspeitos e confirmados de infecção por coronavírus. Registra apenas 39 pessoas em monitoramento, ou seja, recém-chegadas de outras cidades, com sintomas gripais ou que tiveram contato com casos suspeitos da covid-19, 20 casos descartados e 67 pessoas que já cumpriram a quarentena. A informação choca com dados da Secretaria Estadual de Saúde (Sesab), que divulgou de forma equivocada um caso confirmado no município.

De acordo com o secretário de Governo e coordenador do Comitê de Combate ao Coronavírus, Ivan Soares, em pronunciamento na página oficial da prefeitura, não existe registro de caso confirmado da doença no território até esta terça-feira (16), no entanto, a Sesab notificou um caso como sendo de Nova Redenção. O que já foi resolvido, pois se trata de uma pessoa que trabalhou no município há muito tempo e que, atualmente, mora em Barreiras. Ele utilizava o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) feito na cidade chapadeira.

“Quero esclarecer que não temos nenhum caso de covid-19 ainda. Essa questão de aparecer no sistema [estadual] aconteceu em Bom Jesus da Lapa na semana passada também”. Ivan explica que a pessoa pode fazer um cartão do SUS em qualquer município e ser atendido também com o cartão em qualquer lugar do Brasil, porque se trata de um direito integral, universal e gratuito para toda a população do país.

“Então, foi alguém que tinha o cartão [retirado] em Nova Redenção, [morador] da cidade de Barreiras, e quando dá entrada registra o cartão do SUS e lança no sistema com o nome da cidade que consta no cartão [onde foi solicitado]. Mas a secretária de Saúde já ligou para a base da Secretaria [Estadual] de Saúde para fazer esta correção. E já consta a correção no boletim da Sesab”, esclarece o secretário de Governo, Ivan Soares. Nesta terça-feira (16), a Sesab retirou o registro e atualizou os dados, confirmando que não há casos em Nova Redenção.


Fonte: Jornal da Chapada

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Saúde.