• Novembro Roxo: Mês  Mundial de Conscientização da Prematuridade

Novembro Roxo: Mês Mundial de Conscientização da Prematuridade

16 de outubro de 2019 \\ Saúde

Novembro é considerado o Mês  Mundial de Conscientização da Prematuridade, sendo desenvolvida ações  e mobilizações no dia 17 de novembro. Neste ano, a Fundação  Hospitalar de Feira de Santana segue o Tema geral da campanha" Prematuro: cuidado integral para uma vida saudável ".

A data chama atenção para o "Novembro Roxo", com o objetivo de alertar sobre o crescente nu?mero de partos prematuros, falar da prevenção e informar sobre as consequências do nascimento antecipado para o bebe?, para a sua família e para a sociedade.

A abertura do "Novembro Roxo", será  no dia 9 à partir das 8 hrs ao meio dia no parque Lagoa Erivaldo Cerqueira com uma caminhada de conscientização para os cuidados na gestação desde os primeiros dias no sentido de sensibilizar para os riscos da prematuridade.

A coordenadora  do Núcleo  de Educação Permanente Hallana Fontes, informa que serão montados stands com os serviços de psicologia,  fisioterapia, Banco de Leite Humano, além de palestras e orientação  educativa.

Segundo a presidente da Fundação  Hospitalar de Feira de Santana, Gilbert Lucas os dados apresentados sobre partos e nascimentos no Hospital da Mulher no que tange a taxa de prematuridade é  entre 10 à 11%. "O Hospital da Mulher dispõe de 9 leitos Uti Neo Natal, 7 leitos UCINCO-unidades de leitos intermediários, disponíveis para recém nascidos com distúrbios respiratórios moderados e leves, risco infeccioso além de prematuros moderados e tardios sendo essas as causas apontadas pelo alto índice de prematuridade em gestações de risco", disse Gilbert.

Para a enfermeira Mariana Gonçalves, coordenadora  da UTI Neo Natal, "o índice maior de prematuros extremos estão relacionados à  partos de adolescentes e quando o pré-natal está  incompleto ou a mãe chega no hospital sem ter feito o primeiros exames do pré- natal". Mariana disse ainda que na alta desses setores, O bebê poderá  ser encaminhado à UCINCA- Unidade de Cuidados  Canguru.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Saúde.