• Saiba os cuidados que devemos ter com os olhos

Saiba os cuidados que devemos ter com os olhos

06 de julho de 2018 \\ Saúde

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde, muitos casos de cegueira e deficiência visual poderiam ter sido evitados se fossem tratados com antecedência. Por isso, o dia 10 de julho se destina à conscientização da população quanto aos cuidados com os olhos.

Uma dieta balanceada e exercícios físicos são importantes para uma vida saudável, incluindo a saúde ocular. A boa alimentação evita doenças degenerativas dos olhos, conforme explica a Drª Dayse Oliveira, médica oftalmologista do Hospital Humberto Castro Lima. Ela reuniu 10 dicas que podem evitar problemas oculares no futuro. Confira:

1- Evite coçar os olhos. Esse ato pode provocar irritação e até ocasionar lesões nos olhos. Mãos sujas podem levar bactérias e causar conjuntivite nos olhos.

2- Cuidado com o uso de maquiagem. Não usar maquiagem fora da validade. Retirar maquiagem antes de dormir. Não compartilhar maquiagem e lavar com frequência pincéis e escovas de maquiagem para evitar proliferação de bactérias 

3- Evite o consumo de cigarro. Estudos demonstram que o uso de cigarro está associado a alguns problemas de visão.

4- Cuidado com o uso de lentes de contato. Lavar bem as mãos antes do manuseio das lentes, manter o estojo da lente sempre limpo, substituir as lentes de acordo com o prazo de validade e seguir as orientações dadas pelo oftalmologista. Essas atitudes evitam riscos desnecessários, como uma infecção.

5- Realize pausas durante o uso de Computadores etc. Atividade de alta concentração diminui o piscar, levando ao ressecamento dos olhos. Essa atitude ajuda a descansar os olhos e evita problemas que comprometem a visão no futuro.

6- Pratique exercícios físicos e tenha uma boa alimentação. Hábitos saudáveis é importante para saúde do corpo como um todo, incluindo os olhos. 

7- Diabéticos e hipertensos tem que estar atentos. O aumento do açúcar e pressão arterial podem levar a alterações oculares.

8- Use óculos escuros com filtros solares de boa qualidade. Há indícios que a exposição ao sol durante a vida pode contribuir com doenças degenerativas dos olhos na velhice.

9- Não se automedique. O uso de colírios sem prescrição médica pode causar problemas oculares e até cegueira.  

10- Realize consultas oftalmológicas periódicas, mesmo sem sintomatologias. Essa iniciativa é imprescindível para prevenir problemas futuros e manter a saúde dos olhos.

A sociedade Brasileira de Oftalmologia Pediátrica (SBPO) recomenda que o primeiro exame oftalmológico seja realizado ao nascer (Teste do Olhinho). Após esse período, o ideal é realizar uma consulta a cada 6 meses até completar 2 anos e, anualmente, por toda a vida, ou a critério do médico oftalmologista, caso haja alguma alteração e necessite de um acompanhamento especial.

A Drª Dayse Oliveira alerta, ainda, que todos estão suscetíveis a desenvolver problemas que acometem a visão, “mas o grupo de risco, com certeza, são os idosos, pois eles estão mais propensos a doenças relacionadas à idade como catarata, glaucoma e degeneração macular”.

Quanto à validade de uma receita de óculos, é interessante destacar que ela dura, em média de 6 meses a 1 ano, o tempo necessário para realizar outra consulta e avaliar mudança do grau. O alerta da Drª Dayse Oliveira é de que o uso de óculos com grau desatualizado pode causar desconforto, dores de cabeça e irritação ocular.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Saúde.