Descaso com saúde e educação motivam vereador a acionar justiça contra a Prefeitura
Retornando do recesso legislativo, após um mês de trabalho intenso dedicado a visitas às comunidades da sede e zona rural de Feira de Santana, o vereador Silvio Dias (PT), em discurso na tribuna da Câmara Municipal, na manhã desta terça-feira (1º), lamentou o estado de abandono em que se encontra o município e informou que irá entrar com representação junto ao Ministério Público contra a Prefeitura Municipal para garantia de acesso à educação de qualidade às crianças matriculadas na rede municipal.
“Durante o recesso das atividades na Casa, aproveitamos para fazer várias visitas, e nessas visitas nos deparamos com a situação caótica, situação de abandono em que se encontra Feira de Santana”, iniciou o vereador, aproveitando para pontuar denúncias e reclamações feitas pela população. “Várias denúncias na área da saúde por falta de atendimento em diversos postos de saúde, a ausência de postos na zona rural, inclusive com o Ministério Público tendo que notificar o prefeito municipal por não estar cumprindo o seu papel na área da saúde”, destacou Dias.
O cenário na rede municipal de saúde, segundo Silvio Dias, tem impactado cada vez mais as unidades gerenciadas pelo Estado no município. “A UPA do Clériston Andrade, por exemplo, tem dias em que os pacientes não encontram sequer um lugar para sentar. Nós temos três UPAs em Feira de Santana , a da Mangabeira e Queimadinha, administradas pelo Município,e que permanecem diariamente vazias porque os pacientes, ao chegarem em busca de atendimento, são orientados a se dirigirem à UPA do Clériston, gerenciada pelo Estado”, denunciou.
Na área da educação, conforme o vereador, a situação não é diferente. Silvio Dias, destacando o “tratamento perverso” direcionado aos alunos da rede municipal de ensino pelo prefeito Colbert Martins, cobrou providências. “É um absurdo o que está acontecendo na educação nesta cidade. Em Alecrim Miúdo, não tem professor. A APLB intermediou a discussão, assegurando assim o pagamento integral dos salários dos professores, contrariando o desejo do governo que queria efetuar o pagamento de forma parcelada”, afirmou.
Indignado, o vereador petista relembrou vídeos que circularam nas redes sociais mostrando uma mãe reivindicando a disponibilização de professores nas escolas municipais para garantia do ensino às crianças. “Essa não é uma realidade isolada, acontece na sede e nos distritos. No último dia 21, estive na comunidade da Barra, distrito de Jaguara, uma comunidade infelizmente esquecida em todos os sentidos pelo poder público municipal. Barra não dispõe sequer de um posto de saúde onde o médico possa atender à população, os atendimentos são feitos na igreja católica, assim como também no povoado de Morrinhos”, reclamou o vereador.
Silvio Dias denunciou ainda o desrespeito à carga horária nas escolas da zona rural, pontuando que os alunos da rede municipal contam apenas com dois dias de aulas nas unidades municipais. “A escola da Barra só tem aula às segundas e terças-feiras. As escolas do município não estão cuidando de nossas crianças como se deve. O prefeito deveria aprender com o governo do estado como tratar a educação, como tratar as nossas crianças. Vamos entrar com uma reclamação junto ao Ministério Público contra a Prefeitura Municipal por conta da situação da escola municipal de Jaguara, para que a gestão garanta educação à nossas crianças”, concluiu.
PUBLICIDADE PUBLICIDADEPolítica.
-
ACM Neto receberá título de Cidadão Feirense após 20 anos da promulgação do...
-
Vereador Luiz Augusto Reúne-se com Secretário de Agricultura e Lideranças para...
-
Galeguinho cobra ações contra surto de esporotricose em Feira de Santana
-
Comissão de Saúde da Câmara visita o Hospital da Mulher, nesta quarta
-
-
VEREADOR LULINHA PARTICIPA DE CULTO NA CÂMARA DE VEREADORES DE FEIRA DE SANTANA...
-
Lançado Programa de Gestão Participativa na Câmara; eficiência e humanização...
-
ROBINSON SUGERE NOME DE CARLOS PITTA PARA TEATRO DE FEIRA DE SANTANA
-
ROBINSON ALMEIDA CELEBRA OS 29 ANOS DO PROGRAMA DE RÁDIO ACORDA CIDADE
-
Ex-presidente da Câmara, Carlito do Peixe, será nomeado novo ouvidor da Casa...
-
Jorge Oliveira se reúne com José Ronaldo e veredores da base que o apoiam para...
-
Arimateia faz balanço anual: "não apenas desafios, mas também conquistas"
-
José Ronaldo tem contas eleitorais da campanha 2024 aprovadas pela Justiça...
-
Pablo Roberto comunica à bancada que não será vice-prefeito de Feira
-
Votação da LDO 2025 de Feira de Santana é adiada novamente após tumulto e...
-
Prefeito José Ronaldo, vice-prefeito e vereadores serão diplomados no dia 16 de...