• ANGELO ALMEIDA PROPÕE CRIAÇÃO DE CONSELHO ESTADUAL DO SÃO JOÃO

ANGELO ALMEIDA PROPÕE CRIAÇÃO DE CONSELHO ESTADUAL DO SÃO JOÃO

10 de janeiro de 2022 \\ Política


Deputado Angelo Almeida (PSB)

Foto: Arquivo/ASCOM

"Já são dois anos sem a realização da festa que, para a população de muitos municípios do nosso Estado, é uma das principais fontes de emprego e renda". Por meio do Projeto de Lei nº 24.449/2021, apresentado à Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), o deputado Angelo Almeida (PSB) solicitou a instituição do Conselho Estadual do São João da Bahia, vinculado à Secretaria de Cultura do Estado (Secult), que deverá ser composto por representantes de órgãos e entidades públicas e por membros da sociedade civil organizada do setor artístico-cultural. A proposta visa fomentar a formulação de políticas públicas voltadas à articulação, deliberação, fiscalização e fomento cultural, turístico e econômico das atividades relacionadas à realização da festa de São João e de suas manifestações culturais.


De acordo com o parlamentar, a demanda foi objeto de deliberação coletiva no Fórum São João da Bahia, realizado pelo Instituto Pensar, que reuniu produtores culturais, cantores e compositores, pesquisadores, representantes do comércio, parlamentares e representantes das secretarias da Cultura e do Turismo do Estado da Bahia e da Prefeitura de Salvador. Dentre os encaminhamentos do fórum, foi destacada a necessidade de que se constitua um conselho semelhante ao do Carnaval (Concar), para representar o São João junto ao poder público e à iniciativa privada, viabilizando o desenvolvimento de ações, políticas públicas e projetos em torno desta festividade.


“Hoje, a criação do colegiado faz-se ainda mais urgente, diante dos impactos provocados pela pandemia da Covid-19. Já são dois anos sem a realização da festa que, para a população de muitos municípios do nosso Estado, é uma das principais fontes de emprego e renda", defende. Ainda de acordo com Angelo, o conselho atende aos anseios de milhares de baianos e é um importante mecanismo de fomento e valorização da festividade junina e de todas as suas manifestações, estabelecendo um canal efetivo de participação, permitindo uma maior aproximação do Poder Público com a sociedade civil. Dessa forma, seria possível fortalecer um desenho democrático na formulação e implementação de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento da festa de São João na Bahia.


“O São João não é algo exclusivo e concentrado em um município só, pelo contrário, o São João é a maior festa do Estado, comemorado em todos os 417 municípios baianos, desde festas públicas e privadas às pequenas festas familiares, movimentando, assim, o turismo, a economia, a cultura, as tradições e os costumes de toda uma região, não se traduzindo apenas às apresentações artísticas e culturais, incluindo também o artesanato, a economia criativa, confecção de vestimentas típicas, gastronomia, rede hoteleira, restaurantes, transporte, decoração, revendedores de bebidas, barraqueiros e diversos setores adjacentes”, defendeu Almeida.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Política.