• Robinson aplaude Rui por compra da vacina Sputnik V

Robinson aplaude Rui por compra da vacina Sputnik V

16 de março de 2021 \\ Política

O vice-líder do governo do estado na Assembleia Legislativa da Bahia, deputado Robinson Almeida (PT/BA), registrou, na sessão remota desta segunda-feira (15), uma moção de aplausos ao governador Rui Costa, por assegurar, ao lado dos governadores do Nordeste, a aquisição de 37 milhões de dose da vacina da Rússia, Sputnik V e preservar o Plano Nacional de Imunização. O imunizante comprado pelos estados nordestinos, num acordo com o Fundo Soberano Russo, será distribuído para todo Brasil até julho, garantindo a vacinação de 18,5 milhoes de brasileiros. Hoje à tarde, também numa reunião remota com o Fundo Soberano Russo, o governador Rui Costa e o presidente do Consórcio Nordeste, o governador do Piauí Wellington Dias, celebraram o contrato para a compra de 9,7 milhões de doses da vacina Sputnik V. O primeiro lote com doses do imunizante chegará à Bahia no mês de abril. Robinson salienta que a Bahia e o Nordeste brasileiro estão dando uma contribuição "inestimável" pra superação da pandemia em nosso país, fazendo o que o Governo Federal não fez.


"Parabenizo ao governador Rui Costa e estendo os parabéns a todos os governadores do Nordeste por compreender a gravidade do momento, por estender essa vacina para todo povo brasileiro e fazer o que o ministério da saúde e o desgoverno Bolsonaro não tem feito que é trabalhar, atuar para viabilizar a compra de vacinas pra proteger o Brasil e salvar vidas brasileiras. Só vamos superar a crise sanitária e minimizar seus efeitos na vida das pessoas e na economia quando tivermos 60 ou 70% da população vacinada. E o governador Rui Costa tomou uma atitude digna de um estadista, de alguém que olha o Brasil, de alguém que tem o compromisso maior com a vida das pessoas. Atitude digna de aplausos", afirmou o deputado. 


Ainda na sessão extraordinária virtual, o parlamentar recordou que em janeiro o Governo da Bahia entrou com uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF) para que o estado pudesse fazer a compra direta da vacina russa Sputnik V. Ele também criticou, no pronunciamento, a "paralisia" e falta de planejamento do Governo Federal, que deixou Estados e Municípios à própria sorte na crise sanitária. 


"O governador é um obstinado em superar os problemas da pandemia, ele já vem há meses lutando para que o Supremo Tribunal Federal autorizasse a compra da vacina Sputnik V, fez os contatos pra poder garantir que quando a lei autorizasse os Estados pudessem comprar diretamente junto ao fornecedor internacional. Diferente da falta de planejamento, da falta de preparação do Brasil pra pandemia, o governador Rui Costa deu o exemplo em todos os capítulos referentes às atitudes para controlar a evolução dessa terrível crise sanitária", concluiu Robinson.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Política.