• José de Arimateia cobra posicionamento da SESAB sobre oxigênio na Bahia

José de Arimateia cobra posicionamento da SESAB sobre oxigênio na Bahia

01 de fevereiro de 2021 \\ Política

Preocupado com o aumento de novos casos de infecções por covid-19 no estado da Bahia, que culminaram nesta sexta-feira (29) com mais de 10 mil mortes, o deputado estadual José de Arimateia (Republicanos) não aguardou o fim do período de recesso parlamentar para encaminhar o ofício nº 01/2021 ao Secretário Estadual da Saúde, Fábio Vilas Boas. O intuito do documento foi questionar o líder da pasta na Bahia a respeito do suprimento de oxigênio no estado para atender as novas demandas hospitalares.


Ao observar o cenário catastrófico estabelecido no estado do Amazonas, sobretudo na capital Manaus, assim como em cidades do estado do Pará, Arimateia quer se certificar de que a população baiana esteja resguardada nos casos de complicações da doença que exijam o suporte respiratório. “Como Presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Saúde e Institutos de Pesquisas Afins na Bahia, permaneço ininterruptamente atento e me sinto na obrigação de deixar a população mais segura, especialmente num período de tantas incertezas que passamos”, afirmou o deputado.


Através do documento protocolado na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), José de Arimateia cobrou informações da Secretaria Estadual de Saúde (SESAB), como a quantidade de oxigênio disponível para atender a demanda da Bahia, quantos metros cúbicos eram utilizados em média antes da pandemia, quantos têm sido utilizados atualmente e nos picos das infecções. O questionamento principal, contudo, foi se o órgão estadual está realmente preparado para atender a demanda decorrente do aumento de casos por conta das festas de final de ano com suprimento de oxigênio e outros insumos.


Atento aos 4.179 novos casos registrados na noite desta sexta-feira (29), o parlamentar reconhece sua responsabilidade com a saúde e bem-estar dos baianos perante a situação, que exige cuidados até a maior parte da população estar vacinada. “É meu dever cobrar e fiscalizar o estado, pois a gestão precisa estar devidamente preparada, a fim de evitar que situações de colapso aconteçam, como na região Norte do país”, finalizou Arimateia, sensibilizado com os 10.021 baianos mortos até o momento em decorrência da pandemia.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Política.