• DIA INTERNACIONAL DA MULHER - TARGINO MACHADO RESSALTA IMPORTÂNCIA DAS MOBILIZAÇÕES

DIA INTERNACIONAL DA MULHER - TARGINO MACHADO RESSALTA IMPORTÂNCIA DAS MOBILIZAÇÕES

10 de março de 2020 \\ Política

Em moção de congratulações pelo Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março, o democrata Targino Machado saudou “todas as mulheres do Estado da Bahia e do Brasil, desejando votos de dias melhores, e que a data seja um dia de reflexão, de mobilização e de celebração pelos avanços e conquistas”. 


O Dia Internacional da Mulher foi criado na IIª Conferência Internacional das Mulheres Socialistas, em 1910. Até o ano de 1921 a data era celebrada em diferentes dias. A partir de 1922 passou a ser celebrada mundialmente no dia 8 de março, data em que as operárias russas deram início às mobilizações da Revolução de 1917. 


A marcha mundial das mulheres retomou esse grito coletivo a partir do ano de  2000, quando foi realizada uma caminhada denominada "Pão e Rosas" contra a pobreza e a violência contra a mulher. A marcha se propôs não só a defender bandeiras, mas em buscar mecanismos de formação política, debates, seminários, “e criar espaços para que a cada dia mulheres e homens tomem consciência da importância dessas mobilizações”. 


 Na opinião do deputado baiano, “as mulheres sonham com um mundo melhor e mais humano, e acreditam que o dia 8 de março é um momento especial para que as autoridades locais, estaduais, nacionais e internacionais se voltem para a conscientização desta luta”. Ele considera que muito já foi conquistado, mas ainda é necessário enfrentar “a divisão de tarefas domésticas, o salário diferenciado entre homens e mulheres que cumprem a mesma função, a violência doméstica, que deve ser combatida com políticas públicas adequadas, o silêncio da violência contras meninas, adolescentes e idosas, a sutil discriminação racial, principalmente das mulheres negras, que recebem 40% a menos que as mulheres brancas”, dentre outros temas. 


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE