• José de Arimateia promove Audiência Pública sobre Bacias hidrográficas da Bahia

José de Arimateia promove Audiência Pública sobre Bacias hidrográficas da Bahia

20 de novembro de 2019 \\ Política

Nesta quarta-feira (20), às 10h, o presidente da Comissão de Meio Ambiente, Seca e Recursos Hídricos da ALBA, deputado estadual José de Arimateia (Republicanos), fará na Sala Eliel Martins, na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) a Audiência Pública “Bacias Hidrográficas - Impactos Ambientais e a Gestão na Bahia”.

Desde fevereiro, quando assumiu a Comissão, o parlamentar tem vivenciado uma série de demandas relacionadas a recursos hídricos. Desde a questão da segurança das barragens, passando por crise hídrica em algumas regiões do estado, e até conflitos pelo uso destes recursos.

Recentemente, no final de outubro, o Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado da Bahia (INEMA) publicou a portaria número 19.452/2019, que obriga os usuários de água bruta a instalar medidores. Alguns deles especulam sobre cobrança pelo uso da água e outros falam até em remuneração aos chamados "produtores de água".

É em função dessas demandas que o deputado José de Arimateia afirma propor a Audiência Pública, onde todos esses assuntos serão pauta de discussão. "Os problemas já conhecemos, crise hídrica, conflito pela água e impactos ambientais, agora vamos ouvir do INEMA, da EMBASA, dos representantes dos Comitês e quem mais se fizer presente, o que está sendo feito, o que deveria estar sendo feito e o que cada um dentro de suas competências pode fazer”, explicou o Presidente do Colegiado.

Além do Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado da Bahia (INEMA), através da Diretoria de Sustentabilidade e Conservação (DISUC), e da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (EMBASA), foram convidados para o debate os Comitês de Bacias Hidrográficas da Bahia e a Promotoria do Meio Ambiente do Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA).


--

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE