• José de Arimateia realiza na ALBA 1º Congresso de Óptica e Optometria do Norte Nordeste

José de Arimateia realiza na ALBA 1º Congresso de Óptica e Optometria do Norte Nordeste

18 de setembro de 2019 \\ Política

Pela sétima vez, o deputado estadual José de Arimateia (Republicanos), discute a optometria em um evento na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA). Desta vez, o parlamentar irá promover o 1º Congresso de Óptica e Optometria do Norte Nordeste. O ato será realizado nos dias 18 e 19 de setembro, às 9 horas, no Auditório Jornalista Jorge Calmon, localizado no Parlamento Baiano. A cerimônia foi idealizada em parceria com o Sindicato das Empresas do Segmento Óptico e Optométrico do Estado da Bahia (Sindióptica), organização presidida por Juarez Gonçalves da Hora. Durante a ocasião, será ilustrado a luta pelo acesso universal de saúde visual na atenção básica. Hoje, a Bahia conta com 623 oftalmologistas para 15 milhões de habitantes. 

O deputado Arimateia luta pela regulamentação da profissão no Estado em mais um mandato parlamentar. Ele ressalta que a optometria já é uma profissão estabelecida em outros países há mais de 100 anos e é classificada como uma profissão de saúde autônoma e independente, com formação e regulamentação específica. Segundo informações da Sociedade Baiana de Óptica e Optometria (SBOO), o Brasil soma atualmente mais de seis mil optometristas. No estado da Bahia, mais de mil profissionais batalham para serem inseridos na atenção primária.

“Acredito que todos merecem seu lugar ao sol. Os oftalmologistas e optometristas da mesma forma. Um na saúde visual primária e o outro na saúde visual secundária e de alta complexidade. A falta desse entendimento pode colocar em risco a saúde dos baianos, ainda mais com esse panorama atual. É necessário e louvável o suporte dos optometristas”, opinou Arimateia.

O Congresso objetiva reunir cerca de 200 pessoas, entre elas, optometristas, professores da área e estudantes, gestores municipais, secretários de Saúde, Ópticos, além de autoridades envolvidas com a causa.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Política.