• ‘Custo ao Estado insuportável’, afirma Rui sobre Previdência

‘Custo ao Estado insuportável’, afirma Rui sobre Previdência

13 de agosto de 2018 \\ Política

O governador Rui Costa (PT) apontou nesta segunda-feira (13) as questões da Previdência Estadual e da Segurança Pública como principais desafios durante os primeiros quatro anos, incompletos, de cadeira no Palácio de Ondina.

“A Bahia deve fechar o ano com R$ 3,3 bilhões de déficit previdenciário […] significa que o Estado teve de ir na arrecadação mensal, no caixa, para completar o dinheiro dos aposentados”, afirmou chamando a situação de “custo ao Estado insuportável” e complementando: “Com isso eu não estou culpando os aposentados que não tem nada a ver com isso”.

“Ao longo de 30 anos não foi feito o depósito para se pagar os aposentados e agora é preciso tirar do caixa para pagar”, justificou ao atribuir a culpa pelo “desequilíbrio fiscal” aos seus antecessores.

A declaração foi dada à imprensa logo após registrar a candidatura à reeleição nesta segunda-feira (13) no Tribunal Regional Eleitoral (TRE), no Centro Administrativo da Bahia (CAB).

Ao projetar que o número promete ser ainda pior em 2019 (R$ 4 bilhões), o petista destacou que categorias como a Educação já possuem mais servidores aposentados do que efetivos: são 45 mil inativos contra 30 mil. Na Segurança, o Estado deve virar o ano com a superação do número de aposentados em relação ao de ativos.

Para Rui, o quadro foi provocado pelo alarde da aprovação da Reforma da Previdência e a busca pela aposentadoria por pessoas que, por segurança, resolveram antecipar o pedido para não perder direitos.

Fonte: Bahia.Ba

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Política.