• PT lança pré-candidatura de Lula em Salvador

PT lança pré-candidatura de Lula em Salvador

28 de maio de 2018 \\ Política

Os diretórios do PT de Salvador e da Bahia lançaram ontem, na Faculdade de Arquitetura da UFBA, na capital baiana, a pré-candidatura nacional do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.  O presidente da legenda no Estado, Everaldo Anunciação, declarou aos militantes “que a Constituição prevê a suspensão dos direitos políticos de qualquer pessoa somente após o trânsito em julgado da decisão penal condenatória”. O petista ressalta que a Lei da Ficha Limpa não impede que o líder da legenda participe do processo eleitoral, ainda que sub judice, enquanto houver possibilidade de recursos plausíveis para instâncias superiores. “Então, o PT pode registrar o Lula como candidato, mesmo que ele esteja preso”, discursou. O militante declarou ainda que a agremiação “buscará sempre a unidade”.

Para o ex-governador e pré-candidato ao Senado, Jaques Wagner (PT), “o único caminho para enfrentar o que ele chama de “golpe sofisticado” é a unidade em torno da candidatura Lula, pois “é o único que tem capacidade para recolocar a economia deste país em ordem”. Ele reafirmou que o nome dele não está à disposição para uma eventual candidatura presidencial, pois, será a favor de “Lula até o dia sete de outubro”. Mas ressaltou que isto não impede de conversar com pessoas candidatas do campo nosso. “Vamos continuar dialogando”, avisou.

Já o presidente do PT de Salvador, Gilmar Santiago, frisou que mesmo num dia de poucos ônibus circulando em função da falta de combustíveis na cidade, a militância e dirigentes do PT e outros segmentos lotaram o auditório da Faculdade de Arquitetura da UFBA. O ato nacional da pré-candidatura de Lula está marcado para o dia 9 de junho, em Belo Horizonte. Já o Congresso da Juventude do PT na Bahia será no dia 17 de junho. O deputado federal Nelson Pelegrino (PT) declarou que os militantes estão “firmes, pois não há outra alternativa que não seja Lula para retomarmos o crescimento e a redistribuição de renda”. Já o deputado estadual Rosemberg Pinto (PT) destacou a participação no evento de outras forças além do PT no evento.  

O presidente da Comissão de Direitos Humanos e Segurança Pública da Assembleia Legislativa da Bahia, deputado Marcelino Galo (PT), afirmou que a crise vivida pelo Brasil mostra ao mundo a falta que faz Lula como "liderança capaz de resolver os problemas "vividos pelo país desde a "imposição" da "agenda neoliberal em 2016". "O mundo se pergunta como pode o Brasil abrir mão da maior liderança política e social de sua história", refletiu Galo.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Política.