• Neto opera para aumentar bancada do DEM da Bahia na Câmara dos Deputados

Neto opera para aumentar bancada do DEM da Bahia na Câmara dos Deputados

29 de março de 2018 \\ Política

O prefeito ACM Neto (DEM) ainda faz mistério sobre a candidatura ao governo do estado. A análise criteriosa do cenário político, dos prós e contras, das condições para a disputa estão todas na mesa.De modo que se trabalha com o fato de que a decisão sobre ser candidato ou não, ainda não ter sido tomada. 

Nos bastidores corre que se pudesse ser colocada em percentual, estaria algo em 80 a 20 para a confirmação da candidatura. Mas este é o recorte do momento contando com o PR, com a chapa do MDB independente e pactuada a um grande acordo de não ataque.

Por outro lado, o prefeito de Salvador trabalha como presidente nacional do DEM e assina fichas de filiações ao partido Brasil afora. O plano do DEM é que após a refundação volte a integrar o grupo de “legendas grandes”, sobretudo no Congresso.

Atualmente o DEM conta com 39 deputados federais em exercício e dois licenciados. A ideia é aumentar significativamente a bancada e para isso vale um “quase tudo”. Neto tem esta tarefa à frente do antigo PFL.

Neste bojo, é fundamental incrementar as forças dentro de seu domicílio eleitoral. O DEM, na Bahia, tem quatro deputados federais eleitorais dos 39 que compõem a bancada na Casa Baixa do Congresso Nacional. 

O quantitativo deixa os demistas abaixo, apenas, do PT (6) e PSD (5). O PP tem a mesma quantidade de parlamentares (4). Mas o trabalho de Neto é para ter, a partir de 2019, a maior bancada partidária no estado.

Para isso, tem trabalhado para atrair novos candidatos com densidade eleitoral a exemplo do deputado estadual Leur Lomanto Júnior que deixou o MDB e será candidato a deputado federal, provavelmente pelo DEM. 

A informação chegou nesta quinta-feira (29) à reportagem do BNews. PSDB também convidou o deputado e existe a possibilidade de o PR, se quando o pregão fechar confirmar a mudança de campo político, estender o tapete vermelho para o ex-líder da oposição na Assembleia Legislativa.

Além de Leur, Arthur Maia está de malas prontas para o DEM. O deputado federal ficou marcado por ser porta-voz e relator da reforma previdenciária do governo Michel Temer, mas conseguiu acesso a recursos ministeriais que, dizem os mais próximos, pode ser considerado fenomenal. 

O adjetivo cabe bem para que tem voto da política. A liberação de obras, emendas e a abertura do orçamento ministerial são moedas garantidoras de uma modalidade de votos que colocam o parlamentar em boas condições de disputa.

Outra peça nesta quebra-cabeça é o chefe de gabinete João Roma. Candidato a deputado federal pela primeira vez, Roma está filiado ao PRB, mas tende a migrar para o DEM, embora não confirme a informação, até o fechamento da janela a ficha estará assinada.

Somente neste movimento Neto consegue, em boas condições, praticamente dobrar a bancada do Democratas da Bahia na Câmara dos Deputados. Sai dos quatro (todos eles com boas chances eleitorais) e segue sete. 

O planejamento, confidencia um agente político, é de colocar mais dois ou três na conta. Podendo chegar a nove deputados eleitos pelo DEM na Bahia. 

Estadual — No que se refere à bancada estadual, o jogo é outro. Neto deve abastecer os partidos aliados. Os outros quatro ex-emedebistas tendem a seguir para o PR. O partido presidido por José Carlos Araújo, tendo ainda Zé Rocha e Jonga Bacelar, aposta na distribuição do fundo partidário e eleitoral como atrativos.

Decisão — Todos os cenários avaliados dependem da decisão do prefeito de Salvador de disputar o pleito. Caso não seja, Neto corre o risco de perder aliados importantes no jogo político da Bahia. Bocão News

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Política.