• Rui Costa inaugura Policlínica Regional de Serrinha; equipamento beneficia 500 mil habitantes de 14 municípios

Rui Costa inaugura Policlínica Regional de Serrinha; equipamento beneficia 500 mil habitantes de 14 municípios

13 de setembro de 2021 \\ Municípios

Com o investimento superior a R$ 29,1 milhões entre obras, equipamentos e veículos, a Policlínica Regional de Saúde em Serrinha é a 21ª unidade inaugurada pelo Governo do Estado. O governador Rui Costa, acompanhado da secretária estadual em exercício, Tereza Paim, entregaram a policlínica nesta segunda (13). Equipamento beneficiará 500 mil habitantes de 14 municípios da região Centro-Leste da Bahia.

As policlínicas são construídas em locais estratégicos, descentralizando a assistência e permitindo que o cidadão passe a ter acesso aos serviços de saúde perto de casa, sem precisar se deslocar longas distâncias ou aguardar tempo excessivo para o atendimento especializado. São consultas médicas em até 18 especialidades e realização de exames de alta complexidade, como tomografia, ressonância, mamografia, endoscopia, dentre outros, fortalecendo a Atenção Primária, evitando o agravamento de doenças em virtude da falta de acompanhamento adequado.

As Policlínicas não são unidades de atendimento com portas abertas. Todas as consultas e exames são feitos através de um agendamento prévio, que deve ser realizado pela Secretaria de Saúde dos municípios consorciados. Ou seja, as unidades receberão pacientes já passaram por algum posto de saúde e que possuem encaminhamento para uma unidade especializada".

Para levar os pacientes de seus municípios até a Policlínica, foram adquiridos, pelo Governo do Estado, sete micro-ônibus com ar condicionado e acessibilidade, bem como quatro Vans, que fazem o transporte diariamente.

Ao todo, a unidade de Serrinha vai gerar 84 empregos diretos, todos no regime celetista, o que garante benefícios trabalhistas como 13º salário e férias. Dentre as especialidades médicas, destaque para as áreas de oftalmologia, ortopedia, cardiologia, endocrinologia, ginecologia e obstetrícia, otorrinolaringologia e radiologia. A policlínica conta também com enfermeiros, farmacêutico, nutricionista, ouvidor, psicólogo e assistente social.

Ao todo, 14 municípios fazem parte do Consórcio Público Interfederativo de Saúde. São eles: Araci, Barrocas, Biritinga, Conceição do Coité, Euclides da Cunha, Lamarão, Monte Santo, Quijingue, Retirolândia, Santaluz, São Domingos, Serrinha, Teofilândia e Valente.

Fonte: O Protagonista 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Municípios.