• Leitos de UTI Covid-19 são inaugurados no município de Barra

Leitos de UTI Covid-19 são inaugurados no município de Barra

28 de janeiro de 2021 \\ Municípios

Com mais de R$ 650 mil investidos em obras, equipamentos e medicamentos, o Hospital Santa Rita, no município de Barra, inaugurou nesta quinta-feira (28), com as presenças do vice-governador João Leão e do secretário da Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, 15 novos leitos para o atendimento a pacientes com o diagnóstico do coronavírus (Covid-19), sendo cinco de Terapia Intensiva (UTI).


De acordo com o vice-governador, a unidade é referência do Sistema Único de Saúde (SUS) para mais de 50 municípios do centro-norte e oeste da Bahia, atendendo os casos de média complexidade em uma região com 300 mil habitantes. “E agora, com os novos leitos de UTI, tratará inicialmente dos pacientes graves da Covid-19 e, após a pandemia, será fundamental para casos de AVC, infarto e cirurgias ortopédicas de alta complexidade. Barra é um importante entreposto do oeste e este equipamento é essencial para o município”, afirma João Leão.


Já o titular da pasta estadual da Saúde ressalta que “o governador Rui Costa possibilitou que construíssemos uma rede de atendimento a pacientes com coronavírus que, atualmente, supera os 2 mil leitos em toda a Bahia, sendo 1.019 UTIs. Assim, graças ao compromisso com as vidas humanas, a Bahia tem uma das menores taxas de mortalidade e letalidade do Brasil. Os novos leitos vão fortalecer regionalmente esta rede, cuja taxa de ocupação média das UTIs se encontra em 70%”.


Ainda segundo o Vilas-Boas, o Governo do Estado apoia todas as iniciativas de fortalecimento do SUS, sobretudo, aquelas que ampliam e descentralizam o atendimento da média e alta complexidade no interior. “Estamos construindo, ampliando ou reformando hospitais em Vitória da Conquista, Barreiras, Irecê, Juazeiro, Ilhéus e Lauro de Freitas, apenas para citar algumas localidades, sempre com o objetivo de qualificar o atendimento. Assim, implantando novos serviços como hemodinâmica, oncologia e neurocirurgia, possibilitamos, simultaneamente, tornar as unidades mais resolutivas e atender os pacientes na própria região, sem a necessidade de deslocamento para a capital, o que acarretaria um distanciamento dos familiares”, acrescenta.


Responsável pela gestão da unidade, o presidente da Fundação Fabamed, José Saturnino Rodrigues, ressalta que esta conquista é resultado da parceria entre a entidade, a prefeitura de Barra e o Governo do Estado. “A estrutura moderna e tecnológica da UTI, bem como a equipe especializada tem um único objetivo: o bem-estar do paciente por meio de cuidados intensivos e seu envolvimento no processo de cura, o que gera melhores resultados. E já a partir da próxima segunda-feira (1º), os leitos estarão disponíveis para a Central Estadual de Regulação”, enfatiza José Saturnino.


Com a ampliação, a unidade terá 60 leitos de internação. Somente no último ano foram realizadas as intervenções na infraestrutura hidráulica, elétrica e renovação da pintura, além da aquisição de equipamentos que possibilitam ampliar a resolutividade do hospital.


Fonte: Ascom/Sesab

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Municípios.