• Tecnologia em sistema de aquicultura prevê aumento significativo na produção de peixes na zona rural de Caatiba

Tecnologia em sistema de aquicultura prevê aumento significativo na produção de peixes na zona rural de Caatiba

22 de janeiro de 2021 \\ Municípios

Os testes do funcionamento de Aquicultura em Sistema de Recirculação (RAS) já começaram na Associação dos Pequenos Produtores Rurais de Serra Pelada, localizada no município de Caatiba, no Território Médio Sudoeste da Bahia. Com a chegada de mais tecnologia, a perspectiva é de aumentar significativamente a produção de peixes na comunidade, que já tem tradição no ramo, melhorando a renda e a qualidade de vida das famílias.

Hoje, a comunidade produz cerca de 4.480 quilos de peixes, predominantemente tilápia, por ano. Os peixes são utilizados para alimentação dos moradores e o excedente é comercializado para feiras livres de Caatiba, Itapetinga e Vitória da Conquista. Mas a estimativa de produção anual, com o sistema de recirculação fechada implantado, com 6 tanques de 50 mil litros cada, é de saltar para 40 toneladas, possibilitando que o produto ganhe acesso ao mercado.

O RAS é o método de produção em que a água do sistema de criação é continuamente tratada e reutilizada. Foi implantado pelo Governo do Estado, por meio do projeto Bahia Produtiva, e se insere na estratégia de política pública que vem sendo adotada na Bahia para dar estímulo aos produtores da agricultura familiar, visando aumentar a integração ao mercado, a receita líquida e a segurança alimentar dos beneficiários.

A presidente da associação, Rosilene Oliveira, conta que a comunidade já trabalha com a criação de peixes em tanques escavados para a produção: “Esse projeto trouxe uma novidade que vai gerar muitos benefícios, não só para comunidade, mas para todo o município. Está sendo implantada pela primeira vez aqui na região e a expectativa é grande”.

Para o piscicultor Zenilton Pales da Cruz, a atividade da pesca é o sustento da comunidade: “Com esses investimentos, teremos como aumentar nossa produção e fechar parceria com uma empresa, pois teremos a garantia de produzir mais e melhor”.

O projeto Bahia Produtiva é executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).

Fonte: Ascom/SDR

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Municípios.