•  Saúde sem Fronteiras chega à região de Itaberaba

Saúde sem Fronteiras chega à região de Itaberaba

10 de dezembro de 2019 \\ Municípios

Municípios de Ruy Barbosa e Utinga, região de Itaberaba, já estão atendendo às mulheres de 50 a 69 anos, dentro da estratégia Saúde sem Fronteiras Rastreamento do Câncer de Mama. O projeto, que é da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), utilizando unidades móveis, realiza mamografia, exame responsável por detectar precocemente casos de câncer de mama.

Em Ruy Barbosa, a unidade móvel está estacionada na Praça Santa Teresa, no centro da cidade. No município, no período de 2 a 18 de dezembro, 2.100 mulheres, na faixa de 50 a 69 anos, poderão realizar seus exames. Em Utinga, o atendimento que começou nesta segunda (9), prosseguirá até o dia 17 de dezembro e atenderá 1.128 mulheres. A unidade móvel está na Praça Antônio Muniz, na Casa da Cultura Otacílio Novaes, no Centro da cidade.

O Saúde sem Fronteiras é um programa da Sesab que tem como diferencial o acompanhamento das mulheres com mamografias inconclusivas, com a oferta de exames complementares para o diagnóstico e o encaminhamento ao tratamento, visando à integralidade do atendimento.

Para as mulheres com diagnóstico positivo, o tratamento cirúrgico, quimioterápico ou radioterápico será realizado em unidades de alta complexidade em oncologia. Este programa é uma ferramenta de acesso da mulher às ações de prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de mama.

Fonte: Ascom/ Sesab

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Municípios.