• Com CNPJ constituído, Consórcio do Nordeste dá início às ações em Brasília

Com CNPJ constituído, Consórcio do Nordeste dá início às ações em Brasília

30 de julho de 2019 \\ Governo

Os chefes de estado que compõem o Consórcio do Nordeste desembarcaram na tarde desta segunda-feira (29), em Brasília, para as primeiras agendas de trabalho. Pela manhã, eles estiveram em Salvador, no lançamento do planejamento estratégico, com a formalização operacional do Consórcio do Nordeste, já registrado sob CNPJ. 

Em Brasília, a comitiva presidida pelo governador da Bahia, Rui Costa, foi à embaixada da Rússia no Brasil, onde apresentou as potencialidades do Nordeste ao embaixador Serguey Akopov. O objetivo da visita foi apresentar o órgão e abrir caminho para uma carteira de parcerias — com o governo, empresas privadas e investidores. 

De acordo com Rui, os nove governadores devem ir à Ásia, passando pela Rússia, China e Coreia do Sul, no primeiro semestre de 2020. A viagem tem como finalidade a captação de investidores, assim como a integração financeira da região com a Rússia. 

Ficou acordada a construção conjunta da visita internacional e também uma reunião do Consórcio com Câmara de Comércio, Indústria e Turismo Brasil-Rússia, sediada no Rio de Janeiro, ainda neste ano.  "Queremos desenhar este mapa de oportunidades para iniciarmos um relacionamento produtivo do Nordeste com a Rússia", disse Rui. 

O embaixador ficou otimista com a iniciativa. "Vamos começar a trabalhar já. É preciso preparar bem esta visita", pontuou Akopov.

Também participaram da reunião os governadores Wellington Dias (Piauí), Paulo Câmara  (Pernambuco) e Fátima Nunes (Rio Grande do Norte), além dos vices de Sergipe, Eliane Aquino, e de Alagoas, Luciano Barbosa, e representantes dos governos dos demais estados do Nordeste em Brasília. Da embaixada da Rússia, o grupo seguiu para a embaixada da França no Brasil.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE