•  GOVBA: Ligação Lobato-Pirajá deve ser entregue no primeiro semestre de 2019

GOVBA: Ligação Lobato-Pirajá deve ser entregue no primeiro semestre de 2019

27 de dezembro de 2018 \\ Governo

Com quase 85% das intervenções executadas, a ligação Lobato-Pirajá, que faz parte da Linha Azul, deve ser concluída no primeiro semestre de 2019. No momento, estão em fase de execução, além da construção dos túneis, o serviço de terraplenagem e obras de contenção. As obras foram visitadas pelo governador Rui Costa, acompanhado da imprensa, nesta quinta-feira (27). O valor do investimento correspondente ao trecho é de R$ 255 milhões, aproximadamente. Rui percorreu toda a extensão a pé.

“É uma ligação importantíssima que vai dar dignidade a todo o povo do subúrbio. Nós fizemos hoje esse trecho a pé, mas quem vier de carro, em três minutos vai sair do Lobato, no subúrbio ferroviário e vai chegar ao metrô de Pirajá na BR-324, o que vai facilitar a vida de todo mundo. Em breve Salvador terá a melhor mobilidade urbana do país”, afirmou o governador.

A Linha Azul será um corredor transversal que vai ligar o bairro de Patamares, na orla Atlântica de Salvador, ao Subúrbio Ferroviário. A obra é realizada pela Companhia de Desenvolvimento Urbano da Bahia (Conder), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Estado (Sedur).

Em aspectos gerais, o complexo Linha Azul consiste em um sistema viário que compreende a integração da Avenida Pinto de Aguiar à Avenida Gal Costa, duplicação da Av. Gal Costa , e a Implantação da Ligação Pirajá-Lobato, criando uma nova via transversal à Avenida Paralela. A obra vai interligar a orla de Patamares/Pituaçu a Lobato, no Subúrbio Ferroviário, com uma extensão de aproximadamente 12 Km e investimento total de cerca de R$ 647 milhões.

O novo sistema viário terá pista dupla, com três faixas de tráfego, em cada sentido, incluindo um corredor exclusivo em condições de operar pelo sistema Bus Rapid Transit (BRT). As pistas com pavimentação asfáltica são limitadas por um canteiro central com largura variável, passeios laterais e ciclovia.

Para assegurar o perfeito funcionamento do corredor de tráfego, estão sendo executados serviços de urbanização, paisagismo, sinalização viária, horizontal e vertical, implantação de semáforos e iluminação pública. As obras incluem ainda, nove elevados e oito túneis, com destaque para os localizados sob a Avenida Paralela, já inaugurados, e os que fazem a interface com Avenida Suburbana.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Governo.