• SÃO JOÃO PODERÁ SE TORNAR PATRIMÔNIO RELIGIOSO, CULTURAL E IMATERIAL DA BAHIA

SÃO JOÃO PODERÁ SE TORNAR PATRIMÔNIO RELIGIOSO, CULTURAL E IMATERIAL DA BAHIA

26 de maio de 2025 \\ Geral

O deputado Alex da Piatã (PSD) protocolou, na Assembleia Legislativa da Bahia, projeto de lei propondo o reconhecimento da festa de São João como patrimônio religioso, cultural e imaterial do Estado da Bahia.

“Para além das crenças e rituais religiosos, não dá para falar do santo sem citar as festas da Bahia. Estado conhecido pela alegria do povo, o São João baiano é um dos mais tradicionais do país e recebe turistas de todo o mundo”, afirmou.


No PL, o legislador elogiou os diversos festejos juninos nos 417 municípios baianos, “com fogueira, comida e forró, comemorados com muita alegria e tradição. Do forró pé-de-serra aos grandes shows, qualquer um pode entrar na dança e viver o clima do São João”.

Entre as cidades do interior onde acontecem as festas juninas mais concorridas, Alex citou Amargosa, famosa pelo Forró do Piu Piu, Senhor do Bonfim, conhecida como a “Capital Baiana do Forró”, Cachoeira, com os licores, Cruz das Almas, conhecida pela guerra de espadas, Ibicuí, Irecê, Santo Antônio de Jesus e Seabra.


Segundo o deputado, Salvador também não fica atrás. “O São João soteropolitano, que teve como tema ‘Respeita as Mina’ em 2019, reúne grandes nomes do forró. Os shows se concentram nos largos Tereza Batista, Quincas Berro d ?Água e Pedro Arcanjo, no Pelourinho. O Subúrbio Ferroviário de Salvador também é outro espaço que conta com várias atrações e parque de exposições”, afirmou.


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Geral.