• Atendimentos de saúde especializados fortalecem a assistência para autistas

Atendimentos de saúde especializados fortalecem a assistência para autistas

02 de abril de 2025 \\ Geral

Os novos serviços de saúde implantados pela Prefeitura de Feira de Santana no CER-TEA (Centro de Referência Municipal para Pessoas com Transtorno do Espectro Autista), nesta quarta-feira (2), vão fortalecer os atendimentos terapêuticos e multidisciplinares ofertados às crianças e adolescentes assistidos no equipamento municipal.

Os consultórios são todos equipados com recursos apropriados para que os profissionais da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) apliquem as terapias e assegurem o atendimento adequado às necessidades. Entre os novos serviços disponibilizados, assistência com neurologista, fonoaudiólogo, psicólogos, fisioterapeutas e dentista. 

"Essa parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) é extremamente importante para o trabalho de acolhimento, de acompanhamento terapêutico e das terapias multidisciplinares que nós já desenvolvemos. Esses profissionais vão somar à equipe", observou a coordenadora do CER-TEA, Lucinea Aragão.

Ela citou como exemplo o acompanhamento do fonoaudiólogo em crianças com atraso de fala e a assistência do psiquiatra em avaliar mais de perto as crianças e adolescentes. "Esse atendimento clínico era ofertado pelo Caps infantil. Agora, vamos atuar de forma integrada com a Secretaria de Saúde no próprio CER-TEA", disse a coordenadora do equipamento vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Social.

SAÚDE BUCAL ESPECIALIZADA

Agora, os pequenos também vão receber cuidados bucais. No consultório odontológico serão prestados serviços de profilaxia, como limpeza, restauração e extração. Duas dentistas da SMS serão responsáveis pelos atendimentos. 

"Com a determinação do prefeito José Ronaldo e a sensibilidade do secretário Rodrigo Matos vamos ofertar atendimento especializado em saúde bucal para essas crianças, reforçando o compromisso da gestão pública municipal em elevar a qualidade da assistência prestada à população", pontuou a chefe da Divisão Odontológica, Cristina Rosa.

Importante destacar, ainda, que no Centro de Referência é disponibilizado acompanhamento individualizado e em grupo, possibilitando à criança com espectro autista o aprendizado, interação e o desenvolvimento intelectual. Promove ainda a socialização e o acolhimento adequado aos familiares.


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Geral.