• ARIMATEIA PARABENIZA CORRENTINA, CAIRU E LUÍS EDUARDO MAGALHÃES

ARIMATEIA PARABENIZA CORRENTINA, CAIRU E LUÍS EDUARDO MAGALHÃES

01 de abril de 2025 \\ Geral

O deputado José de Arimateia (Republicanos) apresentou, na Assembleia Legislativa, moções de congratulações a três municípios baianos que aniversariam no próximo dia 30: Correntina e Cairu completam 87 anos de emancipação política e Luís Eduardo Magalhães atinge os 25 anos. Nos documentos, o parlamentar resgatou a história dessas cidades e reforçou o “compromisso de trabalho e dedicação ao município”, prometendo “sempre apoiar iniciativas que impulsionam seu desenvolvimento econômico, social e cultural”. Arimateia agradeceu “o carinho e acolhimento que sempre recebo da população” desses municípios, adiantando que “são fontes de motivação para seguir atuando com responsabilidade e compromisso em prol de melhorias para a cidade e para toda a Bahia.


Sobre Correntina, ele destacou que a cidade “é marcada por sua cultura vibrante e sua economia baseada na agropecuária, no turismo e na forte ligação com o Rio Corrente”, que dá nome à cidade e é um dos seus maiores patrimônios naturais. “A hospitalidade de seu povo e a força de seus trabalhadores fazem de Correntina um exemplo de progresso e resiliência, contribuindo para o crescimento do Oeste da Bahia”, disse.


Já Cairu, descrito como um dos primeiros municípios do Brasil, “carrega em suas ruas e construções a marca do passado colonial, preservando um patrimônio histórico valioso”. Abriga o arquipélago de Tinharé, onde se encontram destinos paradisíacos como Morro de São Paulo e Boipeba, “que encantam visitantes de todo o mundo”. A cidade se destaca pelo turismo sustentável, pela pesca “e pela força de seu povo trabalhador, que mantém vivas as tradições e impulsiona o desenvolvimento da região”.


Quanto a Luís Eduardo, o deputado declinou a honra de participar da independência do município, “estando presente na votação do projeto que garantiu sua emancipação”. Desde então, prosseguiu, o município “tem sido parte essencial da minha trajetória parlamentar, e sou imensamente grato pelo acolhimento desse povo tão querido, a quem envio meu sincero abraço por meio desta homenagem”.


Luís Eduardo Magalhães conquistou a emancipação de Barreiras em 30 de março de 2000, sendo o nome do município em homenagem ao filho do ex-governador da Bahia, Antônio Carlos Magalhães, após realização de um referendo. Antes da emancipação, a cidade era um distrito de Barreiras, anteriormente conhecido como Mimoso do Oeste.


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Geral.