• ROBINSON QUER AMPLIAR FISCALIZAÇÃO NOS SERVIÇOS PRESTADOS PELA COELBA

ROBINSON QUER AMPLIAR FISCALIZAÇÃO NOS SERVIÇOS PRESTADOS PELA COELBA

05 de março de 2025 \\ Geral

O deputado Robinson Almeida (PT), em indicação endereçada ao secretário de Infraestrutura, Sérgio Brito, e ao diretor executivo da Agerba (Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia), Carlos Henrique de Azevedo Martins, sugeriu a formalização de convênio de cooperação técnica com a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), com o objetivo de que possa também desenvolver, na condição de agência estadual conveniada, as atribuições de fiscalização na prestação dos serviços públicos de fornecimento de energia elétrica.


É de amplo conhecimento público os graves problemas enfrentados pelos cidadãos consumidores de energia elétrica, em todo o Estado da Bahia, em relação aos serviços prestados pela Coelba. As queixas são frequentes e, em grande parte, refletem a insatisfação com o número elevado de interrupções no fornecimento de energia, a demora na resolução das falhas e a falha sistemática na manutenção preventiva da rede elétrica”, argumentou o petista. Segundo o presidente da Comissão de Constituição e Justiça da ALBA,“esses problemas não apenas impactam o dia a dia dos baianos, causando transtornos nas residências, comércios e indústrias, mas também geram insegurança e comprometem o desenvolvimento econômico do Estado”.


No documento encaminhado à Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, o deputado ressaltou que, ao longo dos últimos anos, o Parlamento baiano tem se empenhado no combate a essa situação, promovendo audiências públicas e sessões de debate com o intuito de impelir à Coelba o cumprimento, de maneira satisfatória, das obrigações que assumiu ao receber a concessão dos serviços de fornecimento de energia elétrica no Estado. Acrescentou ainda que diversas iniciativas legislativas têm sido apresentadas e discutidas com a finalidade de pressionar a empresa a prestar um serviço de qualidade.


Neste cenário, frisou o legislador, “é urgente que a Agerba, vinculada à Secretaria de Infraestrutura do Estado da Bahia, firme uma parceria institucional com a Aneel, com o intuito de expandir sua capacidade fiscalizatória sobre os serviços prestados no setor elétrico”. Ele lembrou que a atual regulação do setor, consolidada pelas mais recentes resoluções normativas n°1.000/2021 e n°1.059/2023, proporciona instrumentos atualizados e integrados, os quais garantem que a fiscalização estadual possa atuar em consonância com as diretrizes nacionais, promovendo um controle mais rigoroso e eficaz sobre a empresa.


Robinson destacou que “a formalização dessa cooperação é fundamental para a identificação precoce das irregularidades praticadas pela Coelba e para a adoção rápida de medidas corretivas, incluindo a aplicação de sanções quando necessárias”. O político observou também que a integração dos esforços dos órgãos reguladores estaduais e federais fortalece a proteção dos direitos dos consumidores e garante que a concessionária cumpra fielmente as obrigações assumidas na prestação do serviço público de energia elétrica.


Essa parceria representará um avanço significativo na fiscalização do setor, assegurando a melhoria contínua dos serviços e a implementação de uma regulação mais eficaz, alinhada às normas atualizadas e ao novo marco legal do setor elétrico”, finalizou o deputado.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Geral.