• Escolas estaduais realizam atividades alusivas ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo

Escolas estaduais realizam atividades alusivas ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo

02 de abril de 2024 \\ Geral

Um dia de muita empatia e reflexão para um mundo mais inclusivo. Foi assim, nesta terça-feira (2), no Dia Mundial de Conscientização do Autismo, que a rede estadual de ensino se mobilizou com o objetivo de abordar o tema e fortalecer a garantia de direitos dos estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Em várias escolas foram realizadas atividades como palestras e rodas de conversas com professores, funcionários, estudantes e suas famílias.

No Centro de Atendimento Especializado Pestalozzi da Bahia (CAEEPB), que desde 2007 atende pessoas com TEA, no bairro de Ondina, a abertura do Mês da Conscientização do Autismo, sob o tema “Nada sobre nós, sem nós”, teve início com a palestra do professor autista Ian Lezan Salvador. Ele apresentou sua trajetória, iniciada em Brasília, onde nasceu há 25 anos e se formou em Letras. 

Foto: Claudionor Jr./SEC

Em Salvador, há cerca de dois anos, o educador concluiu o mestrado em Linguística e atende crianças no CAEEPB, após passar em concurso para o magistério público estadual. “Para mim, o autismo nunca foi uma barreira. Faz parte de mim e é como interajo com o mundo. A barreira no mercado de trabalho não é o autismo, mas a falta de inclusão e o capacitismo, que é o  preconceito contra as pessoas com deficiência.  Se você tiver um sonho, acredite nele”, ressaltou.

Sua colega no CAEEPB, a professora Gisele Viana Martins, acredita que um dia dedicado ao autismo serve justamente para uma abordagem de todos os aspectos que o envolve e mostrar que “precisamos, enquanto sociedade, aprender e melhorar muito”. Mãe de um jovem autista de 15 anos, ela ressalta que as desigualdades e preconceitos implicam em maternidades diferenciadas, mas alguns pontos são comuns: uma enorme sobrecarga emocional, física e espiritual. “Estamos exaustas por termos que brigar por tudo. Uma sociedade inclusiva é o primeiro passo contra o preconceito”, completa.

Foto: Claudionor Jr./SEC

Interior 

Em Juazeiro, o Núcleo Territorial de Educação (NTE 10) do Sertão do São Francisco reuniu as comunidades de dez escolas, no teatro do Complexo Integrado Rui Barbosa, onde teve início o mês dedicado ao autismo. Mais de 120 alunos e suas famílias assistiram à palestra do autista e diretor jurídico da Associação dos Amigos do Autista do Vale do São Francisco (AAMAVASF), Renan Fonseca, sobre a importância da garantia dos direitos do autista. “Levantamos essa bandeira para podermos enfrentar as barreiras do preconceito e para vencer o capacitismo”, declarou.

A coordenadora de Educação Especial do NTE 10, Rose Vieira, acredita em uma educação global, integral e não compartimentada. “Nosso trabalho é o de fomentar na comunidade o acolhimento e o respeito às diferenças. Acreditamos na escola acessível e em um ambiente de aprendizado humanizado, com o envolvimento de toda a comunidade escolar”.

Inclusão 

A superintendente de Políticas para a Educação Básica da Secretaria da Educação do Estado (SEC), Leninha Vila Nova, falou sobre o processo de inclusão promovido na rede estadual de ensino. “A inclusão é premissa da escola. De 2019 até o momento, houve um crescimento do número de estudantes autistas na rede estadual e hoje temos matriculados, aproximadamente, 2.400 alunos autistas. Celebramos esse aumento no acesso à escola porque significa que as famílias e os estudantes ratificam a escola como espaço de inclusão com aprendizagem, proteção e cuidado”, explicou.

Conscientização

Criado em 2007 pela Organização das Nações Unidas (ONU), o Dia Mundial de Conscientização do Autismo objetiva levar mais informação à população para reduzir a discriminação e o preconceito contra os autistas.

Fonte: Ascom/SEC

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Geral.