• ARIMATEIA SAÚDA OS 127 ANOS DO PRADO

ARIMATEIA SAÚDA OS 127 ANOS DO PRADO

02 de agosto de 2023 \\ Geral

A passagem dos 127 anos de emancipação política de Prado, neste dia 2 de agosto, foi destacada na Assembleia Legislativa pelo deputado José de Arimateia (Republicanos). Em moção de congratulações, o parlamentar destacou sua relação com a população do município. “Através desta moção, saúdo os pradenses, bem como envio um simbólico abraço ao querido povo que ao longo de anos tem me acolhido e me escolhido como um dos seus representantes neste Parlamento”.

O autor da moção contou que Prado teve origem numa aldeia de índios que habitavam a margem do Rio Jucuruçu. Segundo ele, em 3 de março de 1755, a aldeia Jucuruçu foi elevada à categoria de vila. Já a criação da freguesia de Nossa Senhora da Purificação do Prado é de 20 de outubro de 1795, data que marca a fundação da atual paróquia. Pela Lei Provincial nº 129, de 2 de agosto de 1886, Prado foi finalmente elevado à categoria de município.

Para José de Arimateia, os 84 km de litoral e diversas praias fazem da cidade um importante atrativo turístico, incluindo o distrito de Cumuruxatiba. “Em vários trechos as águas são cristalinas com tons que variam entre azul e verde, com a presença de falésias e de vegetação preservada”, descreveu.

O deputado observou ainda que, a norte de Cumuruxatiba, se encontra a Barra do Cahy, que foi considerada como a “primeira praia do Brasil” em 2017. Isso se deve ao fato de Pedro Álvares Cabral ter feito uma parada de 40 horas na foz do rio Caí antes de ancorar na cidade de Porto Seguro em 1500.

A cidade integra a zona turística da Costa das Baleias, sendo um dos melhores pontos de observação de baleias jubarte no mundo. O período de julho a novembro é o mais propício à visualização desses animais. “Prado se consagra por suas belezas naturais e importante história para o estado, por isso, é justo e oportuno que esta Casa preste homenagem ao seu aniversário”, concluiu Arimateia.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Geral.