• Feira tem mais de 40 pacientes aguardando por regulação

Feira tem mais de 40 pacientes aguardando por regulação

09 de agosto de 2022 \\ Geral

Em Feira de Santana, 41 pacientes estão em Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e policlínicas municipais esperando a transferência para uma unidade hospitalar até esta segunda-feira, 8.

Na UPA da Queimadinha, 15 pacientes aguardam transferência. Dentre eles, a paciente C. G. de A., 71 anos, que aguarda há 21 dias transferência para tratamento adequado de sepse urinária. A doença, se não tratada, pode acometer outros órgãos e desencadear uma reação inflamatória sistêmica.

Na policlínica de São José, a paciente M. C. do R., 90 anos, aguarda há 11 dias transferência para tratar Erisipela, um processo infeccioso da pele que pode atingir a gordura do tecido celular, causado por uma bactéria que se propaga pelos vasos linfáticos.

A demora para a transferência sobrecarrega o sistema de saúde municipal fazendo com que as unidades fiquem lotadas. Ainda expõe os pacientes a uma espera exaustiva por tratamento adequado.

Além dos pacientes que estão internados na UPA da Queimadinha e na policlínica de São José, 8 estão na UPA Mangabeira, 6 na policlínica do Parque Ipê, 4 na policlínica do Feira X, 3 na policlínica do George Américo, 2 na policlínica do Tomba, 1 na policlínica da Rua Nova e 1 na policlínica de Humildes.

REGULAÇÃO ESTADUAL

O Sistema de Regulação Estadual é uma ferramenta do Governo do Estado que disponibiliza vagas em unidades públicas hospitalares conforme critério de gravidade e não proximidade, visando a democratização do acesso.

Para isso, o paciente atendido em uma unidade de urgência e emergência é avaliado e submetido a exames laboratoriais ou de imagem, de acordo com as condições clínicas.

Se comprovada a necessidade de assistência hospitalar, os profissionais da unidade solicitam a regulação no sistema, para que o paciente tenha a assistência adequada.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Geral.