• Secretaria de Saúde monitora quatro casos suspeitos da varíola dos macacos

Secretaria de Saúde monitora quatro casos suspeitos da varíola dos macacos

09 de agosto de 2022 \\ Geral

Feira de Santana possui quatro casos suspeitos da varíola dos macacos, também conhecida como Monkeypox – quatro aguardam resultado do exame e um deu negativo. O controle e a investigação dos casos são prioridade para a Secretaria Municipal de Saúde. A pasta segue todas as recomendações do Ministério da Saúde como o monitoramento da situação epidemiológica no município.

Os profissionais que atuam em policlínicas, Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e Unidades de Saúde da Família vinculadas ao Programa Saúde na Hora, que são unidades referência para o acompanhamento dos casos, foram treinados sobre os cuidados com o paciente com suspeita da doença e quanto a coleta de amostra.

“A recomendação para as pessoas com suspeita é que entre imediatamente em isolamento até a confirmação ou não da doença. O exame para diagnóstico é realizado pelo laboratório e tem resultado em aproximadamente 15 dias”, explica a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Carlita Correia.

Entre os principais sintomas da varíola dos macacos – doença causada por um vírus – estão a febre, forte e intensa, náuseas, exaustão, cansaço e o aparecimento de gânglios, que podem acontecer tanto na região do pescoço, na região axilar, como na região perigenital, além de feridas ou lesões no corpo.

A transmissão é feita através do contato direto pele a pele, ou compartilhando objetos pessoais de pacientes que possam estar infectados.

“Esses sintomas podem ser confundidos com outras doenças e podem durar entre duas e quatro semanas. Por isso, é de suma importância que a população fique atenta à persistência desses sinais e evite contato direto com pessoas que possam estar contaminadas”, orienta a coordenadora.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Geral.