• FEIRA DE SANTANA: Cirurgia ginecológica trouxe mais qualidade de vida para 185 mulheres

FEIRA DE SANTANA: Cirurgia ginecológica trouxe mais qualidade de vida para 185 mulheres

25 de junho de 2022 \\ Geral

Entre outubro do ano passado e junho deste ano, o Hospital Inácia Pinto dos Santos (Hospital da Mulher) realizou 185 cirurgias eletivas ginecológicas. O procedimento sana problemas causados por doenças do sistema reprodutor feminino. 

Há 22 anos com sangramento e fortes dores abdominais, Andréa Santos, 44 anos, passou pela cirurgia e vai poder viver uma vida mais leve e com bem estar. Há um ano ela foi diagnosticada com alteração no útero durante consulta em uma unidade básica de saúde do bairro Tomba. O problema a obrigava utilizar uma série de medicamentos que comprometiam a qualidade de vida.  
“Foi aqui no Hospital da Mulher que consegui minha liberdade. Não sangrar mais é um alívio para mim”, disse emocionada. 
O alívio chegou também para Elenita Carmelita dos Santos, 46 anos. Segundo relato da dona de casa, tudo começou depois do nascimento do seu terceiro filho. “Sentia fores dores abdominais, com grande fluxo de sangramento. Agora estou feliz, vou poder trabalhar tranquila e fazer atividades que antes eram impossíveis devido as dores que sentia”, afirma.  
Para realizar o procedimento cirúrgico, as pacientes são avaliadas e encaminhadas pelas unidades de saúde do bairro onde moram ou policlínicas.  
Segundo a diretora-presidente da Fundação Hospitalar de Feira de Santana, que gerencia o hospital, Gilberte Lucas, a expectativa nos próximos anos é aumentar a quantidade de leitos para ampliar a capacidade dos atendimentos e permitir que mais mulheres tenham acesso ao serviço. 
“Iniciamos com oito cirurgias por semana e quatro leitos pós cirúrgico, mas pretendemos ampliar futuramente a quantidade de cirurgias eletivas e a triagem para cirurgias ginecológicas”, destacou. 


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Geral.