• Aromas e sabores de cafés baianos conquistam o paladar de visitantes da Naturaltech 2022

Aromas e sabores de cafés baianos conquistam o paladar de visitantes da Naturaltech 2022

10 de junho de 2022 \\ Geral

Difícil é encontrar quem não aprecia o sabor de uma boa xícara de café, não é mesmo? A agricultura familiar conta com uma variedade de tipos dessa bebida, do tradicional ao gourmet, e levou para a Naturaltech, em São Paulo, mais um lançamento, o Café Tapuia, da Cooperativa de Cafés Especiais e Agropecuária de Piatã (Coopiatã). 
O Café Tapuia, apresentado em embalagens de 250 grramas, é da linha de cafés especiais com grãos 100% arábica, e teve o nome escolhido em homenagem aos Tapuias, primeiros povos indígenas que habitaram a região da Chapada Diamantina, onde está localizado o município de Piatã. A cooperativa aposta na qualidade do grão, com os cuidados desde o cultivo e manejo das plantas, até a torra dos grãos e o processo de embalagem, o que resulta em cafés até premiados em concursos reconhecidos internacionalmente, com o objetivo de oferecer um café de qualidade que seja acessível ao público. 
A nutricionista Vitória Falcão e sócia do restaurante AVO, provou o café e adorou. "Inclusive, não gostei só do café, mas da experiência que eles proporcionaram aqui, de explicar toda a parte da produção, que acho muito importante, por essa questão da agricultura familiar, de incentivar os pequenos produtores, incentivar as famílias e pensar também, como nutricionista de a gente trazer mais qualidade nutricional, que não é só sobre o produto, mas sobre a energia que está em cada produto e aqui tem muita". 
O gerente comercial da Coopiatã, Rodolfo Moreno, explica que a cooperativa, que  traz ainda para a Naturaltech os cafés Coopiatã, Rarefeito e Garimpeiro, tem como prioridades a preocupação com a origem e rastreabilidade, tendo foco no produtor e no produto. "Essa feira é uma oportunidade para contar toda essa história para que o consumidor saiba tudo o que está consumindo".    
Destaque na produção de café 
Outro café baiano que vem fazendo sucesso na maior feira de produtos naturais da América Latina é o Cooperbac Premium, da Cooperativa Mista dos Cafeicultores de Barra do Choça (Cooperbac), município que é referência na produção de café da Bahia e é o maior produtor individual de café arábica do Norte e Nordeste do Brasil, de acordo com dados da Pesquisa Agrícola Municipal do IBGE (2019). A cooperativa se destaca pela geração de renda para cerca de nove mil pessoas, direta e indiretamente, com a produção de café e já está em desenvolvimento uma linha de café orgânico. 
Quem visita a Naturaltech 2022 também poderá conhecer o Café Campesinato, da Cooperativa Mista de Produção e Comercialização Camponesa (CPC), que possui aroma marcante, sabor prolongado e corpo equilibrado. Produzido pelos camponeses do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), no Sudoeste Baiano, segue os processos de produção sustentável, com os princípios da agroecologia, respeito às comunidades e à biodiversidade local. 
Café com Tapioca 
Quem já provou um cafezinho com um beiju feito na hora, com certeza vai gostar ainda mais com essa combinação da agricultura familiar. Para acompanhar os cafés, uma das opções é a Tapioca Realeza, produzida pela Cooperativa de Produtores Rurais de Presidente Tancredo Neves (Coopatan). A cooperativa se destaca também pela produção de outros derivados da mandioca, a exemplo da farinha e do beiju com coco, além de outros produtos a base de banana. 
Todos esses cafés e muitos outros produtos da agricultura familiar baiana, podem ser encontrados no estande Agricultura Familiar da Bahia, na Naturaltech, até este sábado (11). O estande está localizado na Rua H/I/7/8, no pavilhão de feiras do Anhembi, local do evento, na capital paulista. 
Bahia na Naturaltech 2022 
O estande Agricultura Familiar da Bahia é uma realização do Governo do Estado, por meio dos projetos Bahia Produtiva e Pró-Semiárido, executados pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), com cofinanciamento do Banco Mundial e do Fida, respectivamente. Os projetos financiam associações e cooperativas formadas por agricultores familiares desde a produção no campo até a comercialização e se alinham ao conceito da Naturaltech, que preza por iniciativas sustentáveis. 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Geral.