• População de Sítio do Mato é contemplada com pacote de obras em educação, desenvolvimento rural e infraestrutura

População de Sítio do Mato é contemplada com pacote de obras em educação, desenvolvimento rural e infraestrutura

15 de maio de 2022 \\ Geral

A população de Sítio do Mato, município localizado no Vale do São Francisco, ganhou incrementos na área educacional e na sua infraestrutura. Entre os investimentos, estão a construção de uma nova escola e aquisição de equipamentos e mobiliários para a Escola Creche Municipal Diva Oliveira, no distrito de Tataíra. Essas iniciativas compõem o pacote de obras anunciado durante visita do governador ao município, na tarde desta sexta-feira (13).

Mais obras na área da educação foram autorizadas pelo governador, que ainda assinou ordens de serviço para que a Secretaria da Educação do Estado (SEC) inicie a licitação para ampliação e modernização da atual Escola Professor Avelino Nunes Rodrigues, que vai sediar o Colégio Estadual Nossa Senhora do Rosário. Já no distrito de Gameleira, o Colégio Estadual do Campo Thomaz Leite, também será ampliado e modernizado. Ambas as unidades terão o novo modelo estrutural adotado pelo Governo da Bahia e passarão a contar com salas de aula, refeitório e quadra poliesportiva coberta e com vestiário.

Desenvolvimento rural

Para fomentar a agricultura familiar, Rui Costa autorizou a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional, a firmar convênio com o município para a implantação de uma Casa de Farinha no distrito de Gameleira. O Mercado Municipal ganhará uma nova edificação com estrutura adequada.

Presente na visita ao município, o secretário da SDR, Jeandro Ribeiro, destacou a importância da ação para os comerciantes e produtores: “Essas intervenções se traduzem em agregação de valor ao produto da agricultura familiar, além de geração de emprego e renda nos municípios. Isso faz parte da estratégia intitulada ‘Parceria Mais Forte’, que alcança 130 mil famílias de agricultores em toda a Bahia”.

Mais saúde e esporte

A Secretaria da Saúde do Estado foi autorizada pelo governador a formalizar cessão de uso de equipamentos para o Hospital Municipal Maria Pereira de Macedo, além de cessão de um kit para Unidade Básica de Saúde. Já a comunidade do distrito de Gameleira da Lapa, distante 35 quilômetros da sede municipal, será beneficiada com a construção de uma UBS tipo II, totalizando R$1 milhão em recursos investidos, por meio de convênio com a prefeitura.

Ainda visando garantir mais saúde para a população de Sítio do Mato, Rui Costa assinou ordem de serviço para construção de Sistema de Abastecimento de Água no Assentamento Riacho do Cavalo, que vai garantir o fornecimento de água potável para a localidade. A obra será executada pela Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento do Estado, por intermédio da Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia.

Os praticantes de esporte também poderão desfrutar de mais estrutura com a construção de uma Areninha – Campo de Futebol Society, no bairro Caixa D’Água. A obra será realizada por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte do Estado da Bahia, através da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia, que também irá coordenar a conclusão das obras do Estádio Municipal de Sítio do Mato.

Infraestrutura

A Secretaria de Infraestrutura da Bahia (Seinfra) recebeu autorização do governador para licitar a pavimentação da BA-161, no trecho do entroncamento da BA-840 (para Gameleira) ao povoado de Mangal II (Sítio do Mato). A extensão de 13 quilômetros vai viabilizar melhores condições de acesso entre as localidades e serão destinados recursos na ordem de R$ 9,7 milhões para a execução. A rodovia também vai ser contemplada com melhorias na iluminação nos trechos da entrada de Sítio do Mato, na entrada do distrito de Gameleira da Lapa e no trecho de saída do município para o distrito de Gameleira. A licitação para o serviço já foi autorizada e a responsabilidade da realização fica a cargo da Seinfra.

O município também vai ganhar obras de urbanização. A Secretaria de Desenvolvimento Urbano, por meio da Companhia de Desenvolvimento Urbano, foi autorizada a realizar um convênio com Consórcio de Desenvolvimento Sustentável do Velho Chico para pavimentação em paralelepípedo com drenagem superficial em ruas da sede e distritos.

Para melhorar a qualidade de vida e mobilidade da população, Sítio do Mato ainda recebeu um ônibus escolar rural, um trator com implementos para a associação solidária dos moradores do Areal e duas ambulâncias.

Repórter: Laís Nascimento

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Geral.