• ARIMATEIA SE CONGRATULA COM POVO DE EUNÁPOLIS

ARIMATEIA SE CONGRATULA COM POVO DE EUNÁPOLIS

13 de maio de 2022 \\ Geral

O deputado José de Arimateia (Republicanos) apresentou, na Assembleia Legislativa, moção de congratulações aos moradores de Eunápolis pela passagem do aniversário de 34 anos de emancipação política do município. “O dia 12 de maio é marcado pela conquista do povo eunapolitano, quando foi atendida a vontade da população, que definiu através de um plebiscito, a emancipação do maior povoado do mundo”, destacou o parlamentar. “Faço uso deste meio para, mais uma vez, parabenizar esta importante cidade do estado baiano, bem como cada um dos seus habitantes”, acrescentou Arimateia.
Segundo ele, o processo de evolução geográfica do povoado foi tão grande que chegou a pertencer não a um, mas a dois municípios - Porto Seguro e Santa Cruz Cabrália - territórios dos quais foi desmembrado. Antes da sua emancipação, contou o parlamentar, Eunápolis era um vilarejo que conheceu rápido crescimento, tornando-se o maior povoado do mundo. Seu nome se deu em homenagem ao engenheiro Eunápio Peltier de Queiróz, secretário estadual de Viação e Obras públicas em1954, que foi responsável pela compra de 100 hectares de terra, doando-as para a formação do povoado.
“Diante da sua história e tamanha representatividade, nada mais justo e oportuno que esta Casa homenageie e destaque a passagem dos 34 anos de emancipação do município de Eunápolis”, afirmou. A emancipação foi concretizada em 1988 pelo então ex-governador Waldir Pires, que assinou o Decreto de n° 4.770/88. Na moção, o parlamentar pede ainda que seja cientificada a prefeita Cordélia Torres.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Geral.