• ALEX DA PIATÃ PROPÕE HOMENAGEM PÓSTUMA AO EX-DEPUTADO FLORISVALDO CARNEIRO

ALEX DA PIATÃ PROPÕE HOMENAGEM PÓSTUMA AO EX-DEPUTADO FLORISVALDO CARNEIRO

26 de abril de 2022 \\ Geral

O deputado Alex da Piatã (PSD) quer alterar o nome do Centro Estadual de Educação Profissional do Semiárido, localizado no município de São Domingos, para Centro Estadual de Educação Deputado Florisvaldo Carneiro. Esta homenagem ao ex-deputado foi sugerida à Mesa Diretora da Casa Legislativa, através de uma indicação endereçada ao governador Rui Costa, para que determine a mudança junto à Secretaria Estadual de Educação. Na justificativa, o parlamentar lembrou toda a trajetória do político, que se notabilizou pela defesa dos interesses da população na região sisaleira.
“Em 8 de dezembro de 1938, na Fazenda Abreu, localizada no então distrito de São Domingos, município de Valente, nascia Florisvaldo Carneiro da Cunha, filho de Ilário Antônio da Cunha e Joanita Carneiro da Cunha”, escreve o autor da proposição. Flory, como era popularmente conhecido, foi reconhecidamente um defensor da maior importância naquela região, tanto como empresário e principalmente em decorrência de sua forte atuação na esfera política. Florisvaldo foi eleito vereador de Valente em três legislaturas consecutivas (1962-1972), sendo presidente da Câmara Municipal no período de 1966 a 1970.
Alex da Piatã afirma que Florisvaldo Carneiro foi um “servidor do povo e apaixonado por política que sempre teve o apoio da população, que lhe conferiu mandato de prefeito de Valente de 1973 a 1977”. Lutador e persistente, reforça o deputado, ele se candidatou ao pleito para a Assembleia Legislativa do Estado da Bahia, obtendo êxito consecutivo em duas legislaturas: (1983-1987) e (1987-1991). “Seu maior sonho era promover a emancipação de São Domingos, o que foi concretizado por suas próprias mãos, por meio do projeto de lei de sua autoria, que elevou São Domingos à categoria de município”, pontuou.
O legislador destaca ainda o trabalho de Florisvaldo em prol do povo, desde a época de vereador em Valente, quando já levava grandes obras para a cidade, e também como chefe do Executivo municipal, realizando diversas ações em várias áreas, especialmente no setor da educação. “Nessa época, podemos citar a transformação da Escola Luiz de Camões na sede do município, a criação da Escola Érico Venâncio Carneiro, no povoado de São Pedro, e a Escola José Mota Araújo, no povoado de Ouro Verde”, informou o parlamentar.
Como deputado estadual, ressalta Alex da Piatã, a luta continuou com mais intensidade, no objetivo de melhorar cada vez mais as condições de vida dos moradores da sua região. Foi assim que batalhou pela criação de uma escola no povoado de Sítio Novo, outra no povoado de Santo Antônio, além do primeiro colégio de 1º e 2º graus na sede do município, denominado Centro Educacional Antônio Vitoriano, atualmente Colégio Berenice Rute Rios. O deputado estadual Florisvaldo Carneiro da Cunha faleceu no dia 6 de março de 2010, em sua fazenda, no município de São Domingos, cidade que hoje tem como prefeito o seu filho Ilário Carneiro. “Face ao exposto, consideramos justa esta indicação ao governador Rui Costa, no sentido de que acolha a presente iniciativa, homenageando este político, que muito contribuiu para o desenvolvimento da Bahia, com o nome do Centro Estadual de Educação Deputado Florisvaldo Carneiro”, encerrou o autor da moção.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Geral.