• Bahia atinge metas do Pacto Nacional pela Gestão das Águas para 2021

Bahia atinge metas do Pacto Nacional pela Gestão das Águas para 2021

21 de abril de 2022 \\ Geral

O Governo do Estado alcançou nesta quarta-feira (20), no Conselho Estadual de Recursos Hídricos (Conerh), a aprovação do relatório do 2° ciclo da avaliação das metas do Programa de Consolidação do Pacto Nacional pela Gestão das Águas (Progestão) exercício 2021. O documento foi analisado pelos membros do Conselho, em sua 21ª Reunião Extraordinária, que também aprovaram a proposta de alteração na Resolução 52/2009 e a prorrogação dos mandatos dos Comitês das Bacias Hidrográficas dos Rios Verde e Jacaré (CBHVJ) e do Rio Itapicuru.

O superintendente de Inovação e Desenvolvimento Ambiental da Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e diretor de Recursos Hídricos e Monitoramento Ambiental do Inema, Eduardo Topázio, ressaltou que a aprovação demonstra o compromisso do Estado com a gestão sustentável e participativa dos recursos hídricos.

“O relatório do Progestão é um importante instrumento de controle e participação social, nele constam as metas estabelecidas e o estágio alcançado pelo Governo na gestão dos recursos hídricos. A Sema e o Inema têm empenhado esforços e investimentos contínuos para o fortalecimento das políticas públicas, dos instrumentos de gerenciamento (monitoramento, fiscalização, outorga, cadastro de usuários, enquadramento e planos de bacia) e para qualificação do seu corpo técnico, tendo os recursos provenientes do Programa como importantes suplemento e estímulo para o alcance dos objetivos estabelecidos”, destacou Topázio.

Eficiência

A Bahia está entre os melhores estados na aplicação dos recursos, neste segundo ciclo do Programa já foram repassados ao Estado mais de R$ 2,7 milhões, destes mais de 900 mil só em 2021. “O Inema tem realizado um importante trabalho de monitoramento da qualidade dos rios em todo o estado, ampliando de forma significativa a rede amostral do Programa Monitora, que conta hoje com mais de 600 pontos distribuídos nas 25 Regiões de Planejamento e Gestão das Águas (RPGA’s).

Até o final de 2022, o Instituto passará a executar 100% da Rede Nacional de Monitoramento da Qualidade das Águas Superficiais (RNQA). Outros pontos a destacar em 2021 foram a entrega dos Planos de Bacia do Rio Grande e do Rio Corrente, e a formulação dos Termos de Referências para elaboração dos Planos do Rio Paraguaçu e do Recôncavo Norte, além da consolidação de mais dois enquadramentos dos Corpos de Água”, enfatizou Topázio.

Durante a reunião, os especialistas em Meio Ambiente do Inema, George Silva e Ângela Timbó, realizaram uma apresentação da análise realizada pela Câmara Técnica de Planos, Programas e Projetos do Conerh (CTPPP) sobre o Progestão, contemplando os formulários de autoavaliação e autodeclaração, planilhas de aplicação de recursos, PPA 2019 – 2023 e Programação de Capacitação para 2022.

O Inema possui uma Sala de Situação de Monitoramento Ambiental com estrutura e procedimentos para o monitoramento de eventos críticos, bem como realiza o planejamento e execução de ações de controle e mitigação dos efeitos de eventos hidrológicos extremos. São emitidos boletins diários e mensais, bem como efetuados comunicados de alerta à Defesa Civil do estado e das prefeituras.

A coordenadora da Secretaria Executiva dos Colegiados Ambientais da Sema (Secex), Mariana Mascarenhas, parabenizou toda a equipe da Sema, do Inema e os membros do Conerh, pelo sucesso no trabalho realizado. “Mesmo com a situação de pandemia vivenciada nos últimos anos, este Conselho pautou e aprovou resoluções de temas relevantes como as que tratam dos enquadramentos de corpos d’água e a que estabelece procedimentos para elaboração de um novo Plano Estadual de Recursos Hídricos (PERH BA)”, pontuou.

“Hoje os conselheiros aprovaram, além do Progestão, alterações pontuais na Resolução nº 52/2009 e uma recomendação para articulação entre o Inema, as Comissões Eleitorais e as atuais Diretorias dos Comitês de Bacias, em processo de renovação, para alinhamento quanto aos editais eleitorais. Também se manifestaram favoráveis à Resolução 138 que prorroga o mandato dos atuais membros dos Comitês das Bacias Hidrográficas dos Rios Verde e Jacaré (CBHVJ) e do Rio Itapicuru”, completou a coordenadora.

Fonte: Ascom/Inema

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Geral.