• PL PREVÊ A CRIAÇÃO DE PROGRAMA DE QUALIDADE DE VIDA PARA O IDOSO

PL PREVÊ A CRIAÇÃO DE PROGRAMA DE QUALIDADE DE VIDA PARA O IDOSO

08 de abril de 2022 \\ Geral

O  deputado Jurandy Oliveira (PSB) apresentou projeto de lei na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) que autoriza o Poder Executivo a criar o Programa de Informação e Conscientização de Longevidade e Qualidade de Vida, a ser desenvolvido pela Secretaria Estadual de Saúde.
O objetivo do programa é promover campanhas de conscientização sobre a importância dos tratamentos relacionados à medicina voltada ao envelhecimento saudável.
Para Jurandy, é preciso investir em conscientização sobre saúde para promover o bem-estar da população idosa, público que deverá dar um salto até 2050, atingindo mais de 1,5 bilhão de pessoas no mundo, segundo a ONU.
“Há uma certeza na vida que vale para todos os seres humanos, independentemente de qualquer característica pessoal ou situação socioeconômica: a velhice sempre chega para todos”, lembra o deputado no documento. Embora envelhecer seja algo tão natural e esperado, ainda existem tabus sobre o tema que precisam ser derrubados”.
O parlamentar argumenta que, nesse cenário, é preciso mostrar que a velhice pode ser muito feliz, visando trazer mais qualidade de vida e bem-estar. Para tanto, explicou ele, a jornada de envelhecimento saudável precisa incluir especialmente a prática de atividades físicas, a valorização de uma alimentação saudável, controle de peso, além de garantir o acesso aos serviços de saúde e cuidados com as doenças crônicas.
Segundo o deputado, uma questão importante relacionada ao envelhecimento é a saúde da pele, e com os olhos. Além disso, conforme o parlamentar, a adoção de uma dieta balanceada pode ser decisiva para a saúde do idoso.
“Essa é uma das principais recomendações de especialistas das áreas de saúde e nutrição, como algo importantíssimo para ser posto em prática em todas as fases da vida humana, além de uma alimentação saudável também buscar a suplementação de nutrientes sempre que for necessário”, ressaltou.
De acordo com Jurandy Oliveira, a dieta, no entanto, precisa ir se moldando conforme as necessidades e idade de cada indivíduo. 
“O envelhecimento gera algumas mudanças naturais no corpo, como a gradativa redução do percentual de massa muscular, possíveis perdas ósseas e ainda alterações hormonais. Esse assunto é complexo, então vale a pena consultar especialistas como Endócrinos, geriatras, ortopedistas, nutricionistas, preparadores físicos e realizar exames, para ajustar a alimentação”, completou.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Geral.