• A democracia tem como pressuposto básico a liberdade de imprensa, declara vereador

A democracia tem como pressuposto básico a liberdade de imprensa, declara vereador

08 de abril de 2022 \\ Geral

No dia do jornalista, celebrado nesta quinta (7), o vereador Silvio Dias (PT) fez um discurso na tribuna da Câmara Municipal a respeito da divisão dos poderes e da importância da democracia. Ainda, o parlamentar disse que para se ter um governo democrático é preciso ter liberdade de imprensa, e que a democracia tem como pressuposto básico tal liberdade. 
 
“Lá no século XVIII, quando Montesquieu pensou na divisão dos poderes, através da República, da monarquia legítima, já se dizia que, para se ter um governo democrático, é preciso ter liberdade de imprensa. Não existe democracia sem liberdade de imprensa. Mas hoje as pessoas confundem com liberdade de expressão, de criação, do pensamento”, disse. 
 
Silvio Dias pontuou também que não adianta ter o Poder Legislativo para fiscalizar as leis, o Poder Executivo para executar tais leis se não tiver os jornalistas para divulgarem as informações. “A liberdade do jornalismo, entretanto, é mais ampla porque ela permite que seja possível relatar os fatos com imparcialidade, garantindo a democracia”, salientou. 
 
O vereador Paulão do Caldeirão (PSC), que é radialista, também falou sobre o dia da imprensa, lembrando a Carta Magna e a importância da liberdade de expressão, que, segundo ele, “faz do jornalismo de Feira de Santana um dos maiores do Brasil”. Paulão disse que Feira tem um jornalismo muito forte, que luta no dia a dia, e muitos dos profissionais que atuam na cidade não têm o apoio das grandes empresas, mas, ainda assim, continuam trabalhando. “Essa categoria é 100% responsável pela informação no nosso país”, disse.  
 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Geral.