• Cerca de 30 mil mulheres tiveram acesso a atendimento ambulatorial especializado

Cerca de 30 mil mulheres tiveram acesso a atendimento ambulatorial especializado

05 de abril de 2022 \\ Geral

Exames preventivos e consultas ginecológicas foram os mais solicitados pela comunidade, sendo 8.656 procedimentos realizados no Centro Municipal de Prevenção ao Câncer Romilda Maltês (CMPC).

O balanço da Fundação Hospitalar de Feira de Santana atesta também mais 12.510 exames de ultrassom transvaginal, bem como punção de mama – procedimento importante no diagnóstico e investigação de possíveis lesões mamárias – realizados no Centro Municipal Diagnóstico por Imagem Dr. Eugênio Laurine (CMDI). 

A assistência especializada foi intensificada durante a campanha do Março Lilás com a ampliação do horário de atendimento aos sábados, das 7h às 13h.

HOSPITAL DA MULHER

Somente de janeiro a março, o Hospital da Mulher atendeu 5.329 pacientes. Consultas com puérperas (82) e ainda 152 atendimentos especializados às mulheres que passam do período reprodutivo para o não reprodutivo, o chamado climatério.

Nesta fase, os profissionais da unidade hospitalar avaliam sintomas, rastreio de câncer, doenças crônicas metabólicas, degenerativas e prestam orientações sobre terapia hormonal.

Mais 698 mulheres foram submetidas ao pré-natal de alto risco e 187 ao conjunto de ações de planejamento para a chegada dos filhos por meio do Planejamento Familiar – somadas a fisioterapia pélvica (322) e 90 consultas com uroginecologista.

De acordo com Gilberte Lucas, diretora-presidente da Fundação, o resultado do balanço é positivo. “Isso mostra a confiança que a população tem nos serviços de saúde prestados pela saúde pública municipal, especialmente no Hospital da Mulher”.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Geral.