• ARIMATEIA REALIZA LIVE SOBRE A TUBERCULOSE

ARIMATEIA REALIZA LIVE SOBRE A TUBERCULOSE

29 de março de 2022 \\ Geral

A tuberculose é uma doença infecciosa transmitida pelo ar que afeta prioritariamente os pulmões, embora possa atingir outros órgãos como os rins e membranas que envolvem o cérebro. Essa enfermidade é causada pelo Mycobacterium tuberculosis ou bacilo de Koch (nome dado em homenagem ao Dr. Robert Koch, descobridor da causa da doença). Essa doença infecciosa está entre as que mais matam no Brasil superando até a aids, e no estado da Bahia de acordo com dados da Fiocruz todos os anos mais de 4.500 novos casos de tuberculose são diagnosticados, sendo que apenas 61,8% dos pacientes são curados e pouco mais de 6% abandonam o tratamento. O organismo que é atingido por essa enfermidade encontra-se frágil porque o indivíduo come mal, e aliado a isso vive em lugares minúsculos superlotados e insalubres tornando a transmissão da tuberculose mais fácil.

ARIMATEIA REALIZA LIVE SOBRE A TUBERCULOSE (1)O deputado estadual José de Arimateia (Republicanos) que é Presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Saúde e Institutos de Pesquisas Afins na Bahia e vice-presidente da Comissão de Saúde e Saneamento da Assembléia Legislativa do Estado da Bahia (ALBA) relembra que é o autor da Lei Estadual 14.244, sancionada em fevereiro de 2020, que institui a Semana de Conscientização sobre a Tuberculose que ocorre de 22 a 28 de março.

Por esse motivo, o parlamentar realizou na noite dessa quinta-feira (24/03), Dia Mundial de Combate à Tuberculose, uma live com o objetivo de conscientizar o público sobre a epidemia global dessa doença. A live teve como convidada a Coordenadora do Ambulatório de Referência de Tuberculose do Hospital Especializado Octávio Mangabeira e Pneumologista do Hospital Cardio Pulmonar, doutora Eliana Matos, que deu informações sobre o cenário da tuberculose no estado da Bahia e explicou que a tosse por mais de duas semanas deve ser investigada, além de alertar que a tuberculose é a segunda causa de morte no mundo e por isso agora é tempo de tentarmos modificar esse triste cenário em relação a tuberculose no estado da Bahia.

ARIMATEIA REALIZA LIVE SOBRE A TUBERCULOSE (3)A pneumologista ainda pontuou que a manutenção do tratamento no tempo correto é vital, e fez um alerta para quem tem ou conhece alguém que está doente evitar o abandono do tratamento. A doutora também ressaltou que existem remédios potentes, profissionais especializados, mas o acesso ao transporte para o serviço de saúde e uma manutenção adequada da alimentação é imprescindível. E destacou: “Seria louvável se encabeçássemos um movimento para conseguir passe livre no transporte tanto municipal como interestadual e intermunicipal, seria uma ajuda grandiosa”, concluiu.

Eliana Matos também respondeu dúvidas dos internautas a respeito da doença infecciosa que mais mata no mundo, e ao terminar sua participação agradeceu pela oportunidade de transmitir informações importantes para a comunidade.

Ao fim da live, Arimateia agradeceu a participação da doutora Eliana Matos e a todos que participaram da live e salientou: “O governo do estado como também os prefeitos poderiam fazer o dever de casa e alertar a população dentro da questão de atenção básica de saúde e conscientizar também nas salas de aula informando sobre a gravidade da tuberculose não ser tratada”, concluiu.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Geral.