• DE CONTADOR DE HISTÓRIAS A POLÍTICO QUE FEZ HISTÓRIA, MESSIAS GONZAGA RECEBE HONRARIAS DA CASADA CIDADANIA  NA PRÓXIMA QUINTA-FEIRA (31)

DE CONTADOR DE HISTÓRIAS A POLÍTICO QUE FEZ HISTÓRIA, MESSIAS GONZAGA RECEBE HONRARIAS DA CASADA CIDADANIA NA PRÓXIMA QUINTA-FEIRA (31)

28 de março de 2022 \\ Geral

O Projeto de Decreto Legislativo 10/2021, de autoria do vereador Silvio Dias, que concede Comenda Maria Quitéria ao ex-vereador e atual Ouvidor da Câmara de Vereadores, Manoel Messias Gonzaga, foi aprovado com unanimidade pelos vereadores que estavam presentes no plenário em 21 de outubro de 2021. “A Concessão da Comenda ao querido amigo Messias é uma justa homenagem aos seus feitos políticos em prol da melhoria na qualidade de vida do nosso povo feirense”, afirma Silvio.

Na Sessão Solene que será realizada na próxima quinta-feira (31), às 19H00, na Casa da Cidadania, também será concedido ao ex edil o Título de Cidadão Feirense,    conforme Projeto de Decreto Legislativo 54/2004 de autoria do então vereador Genésio Serafim.

Manoel Messias Gonzaga nasceu em 25 de dezembro de 1951. Natural de Serra Talhada, sertão de Pernambuco, o filho do Sr. José Gonzaga Sobrinho e de Dona Ozana Maria de Souza chegou pela primeira vez em nossa cidade em 1960. Se formou em Farmácia na Universidade Federal da Bahia (UFBA), retornando a Feira em 1980 com o objetivo de reconstruir o seu partido político Partido Comunista do Brasil (PCdoB).

Com espírito dinâmico, ético e destemido, o pernambucano Messias logo ganhou notoriedade no cenário político de nossa cidade ao fundar a Associação de Moradores do bairro Cidade Nova, onde morava. Os seus feitos tiveram uma repercussão tão positiva que em sua primeira candidatura para vereador, foi eleito, em 1981, para o pleito de 6 anos.

Ao longo dos seus 22 anos de Mandato, o ex-vereador fez história na Casa Legislativa com projetos de leis que vão desde a criação da Tribuna Livre que abriu espaço na Câmara para a participação popular, a projetos que serviram de modelos para leis nacionais. Dentre seus inúmeros projetos, vale destacar:  A lei do passe livre para idosos, em 1986, servindo de modelo para a lei nacional; Lei dos 15 minutos com o tempo máximo de espera para atendimentos bancários; Por ser uma bitributação, extinguiu a cobrança da Taxa de Iluminação Pública (TIP) através de ação judicial, após a Câmara ter rejeitado o projeto de lei, culminando o fim da taxa em âmbito nacional, retornando após vários anos devido à pressão dos prefeitos no Congresso Nacional, que recriou a taxa com outra denominação; Lei que proíbe que donos de cães de raças ferozes saiam às ruas com os animais sem coleira, focinheira e estrangulador; Lei que obriga o poder público a instalar e manter casas de parto nas sedes de todos os distritos do município funcionando 24h por dia, com disponibilização de ambulância; Lei que assegura atendimento específico para idosos, gestantes e deficientes físicos nas agências dos Correios e Telégrafos instaladas em Feira de Santana; Lei que cria o Programa Municipal de aproveitamento dos recursos hídricos na Zona Rural; Lei que obrigou a rede bancária a instalar portas de segurança com detector de metal; Lei que obriga as edificações de acesso público a ter portas com detector de metais, dispositivos antifurtos e quaisquer outros equipamentos capazes de provocar interferência no funcionamento de aparelhos de marca-passo; entre outros.

Escolhido pela imprensa feirense como “O Melhor Vereador” em todas as legislaturas, Gonzaga também era muito querido pelos seus colegas e população feirense. A prova disso foi quando não conseguiu se reeleger em 2004, causando um sentimento de tristeza em toda cidade. O atual Ouvidor da Câmara também acumula em sua trajetória política uma candidatura para vice-prefeito de Feira.

Em 2015, Messias assumiu a coordenação da unidade Regional do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), onde se destacou pela sua atuação no controle do Sistema Municipal do Meio Ambiente.

No seu livro “O contador de histórias”, Manoel Messias Gonzaga eterniza em palavras, os fatos que marcaram a sua infância e juventude em Pernambuco e os momentos históricos de sua trajetória Política.




PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Geral.