• Centros de Especialidades Odontológicas atenderam mais de 4 mil pessoas este ano

Centros de Especialidades Odontológicas atenderam mais de 4 mil pessoas este ano

19 de março de 2022 \\ Geral

Os Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs), equipamentos da Prefeitura de Feira de Santana, realizaram 4.152 atendimentos odontológicos de especialidades este ano. Em média, 80 pessoas são atendidas por dia pelo serviço que é gratuito pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Entre as especialidades estão: cirurgia oral, exodontia, endodontia (canal), periodontia, estomatologia (diagnóstico de câncer de boca e biópsias em geral), colocação de prótese e atendimento a pacientes especiais - com câncer, paralisia cerebral e sindrômicos. 

As duas unidades funcionam nos bairros George Américo e Centro, próximo à Praça Tiradentes (também conhecida como Praça do Gastão), de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Para ser atendido, o usuário deve passar por uma consulta odontológica nas Unidades de Saúde da Família, Unidades Básicas de Saúde ou Policlínicas, para avaliação da necessidade ou não de um encaminhamento para procedimentos especializados, feitos através da ficha de referenciamento.

Neste domingo, 20, é celebrado o Dia Mundial da Saúde Bucal, e vale destacar que o Governo Municipal vem ampliando os serviços odontológicos por todo o município. Cinco Unidades Básicas de Saúde (UBSs), 45 Unidades de Saúde da Família (USFs), quatro Policlínicas e o Centro de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) disponibilizam o atendimento.

Além destes locais, a Secretaria Municipal de Saúde promove diversos eventos em locais estratégicos da cidade e nos distritos para alertar a população quanto a importância do cuidado com a saúde bucal. 

De acordo com Maria Cristina Rosa, chefe da Divisão Odontológica, as orientações sobre higiene bucal devem ser ensinadas o mais cedo possível, principalmente para o público infantil.

"A assistência odontológica na primeira infância tem um papel fundamental na saúde. Quanto antes a criança fizer a primeira consulta com o dentista, mais facilmente vai incorporar hábitos saudáveis em seu dia a dia", destacou.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Geral.