• Cooperativa de latícinios em Várzea Nova se prepara para avançar na produção de suínos

Cooperativa de latícinios em Várzea Nova se prepara para avançar na produção de suínos

12 de março de 2022 \\ Geral

A Cooperativa de Produção Agropecuária de Giló e Região (Coopag), localizada no município de Várzea Nova, já é referência de laticínio da agricultura familiar na Bahia e, agora, se prepara para trabalhar com um novo sistema produtivo, o de suínos.  

Nesta sexta-feira (11), a cooperativa recebeu a visita do diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), Wilson Dias, e de sua equipe, para conhecer e avaliar o projeto de incentivo à cadeia de suínos no Semiárido do Território Piemonte da Diamantina.  

A Coopag conta com o apoio do Governo do Estado, por meio do projeto Bahia Produtiva, e possui uma linha de produtos laticínios tradicionais, como queijo, manteiga e bebida láctea, mas se destaca na produção de iogurtes, com sabores oriundos dos biomas baianos a exemplo de umbu, licuri, café. 

Por meio do Bahia Produtiva estão sendo investidos R$ 4 milhões na expansão e estruturação da agroindústria e da queijaria, prevista para ser entregue no segundo semestre deste ano de 2022, e em ações como assistência gerencial e técnica para os produtores e produtoras, além do avanço na comercialização. 

O diretor-presidente da CAR, Wilson Dias, afirmou que o projeto certamente trará bons resultados para os agricultores, na medida que integra dois sistemas produtivos importantes, a bovinocultura de leite e suinocultura. "O preço da ração que é dada aos porcos representa 30% a 40% do preço final. Isso significa que esse criatório passará a ter uma viabilidade econômica e um nível de competitividade grande para que a Bahia, ao invés de trazer carne e outros derivados da suinocultura de outros estados, tenha produção própria". 

Wilson afirmou também que é uma atividade interessante complementar que pode ser desenvolvida por jovens e mulheres e que o agricultor pode ter sinergia com outras atividades da propriedade e pelo projeto apresentado. "Pode gerar uma renda por família em torno de R$ 3 mil por mês, produzindo apenas 30 porcos em sistema de semiconfinamento, a partir da utilização do soro do leite que é desperdiçado no laticínio". 

Hoje, a Coopag produz cerca de 20 mil litros leite por dia, mas a expectativa é que com esse investimento realizado a produção aumente para 70 mil litros leite dia. Destes, 20 mil litros beneficiados diariamente, 15 mil litros são destinados à produção de queijo, resultando em 45 toneladas de queijo por mês.  

O presidente da Coopag, Ronaldo Carneiro, destaca é muito importante o Governo do Estado acreditar na agricultura familiar. "Se não fosse esse apoio não teríamos tantos avanços e a Coopag não seria essa grande potência aqui na região. Hoje somos exemplos aqui na Bahia". 

De acordo com o diretor comercial da cooperativa, Fred Jordão, o projeto de suínos chega para somar ao laticínio, pois o soro do leite beneficiado pela cooperativa vem servindo de alimento para os porcos criados por produtores da região. "A expectativa é que o projeto apresentado seja tanto para a criação de animais quanto para a construção de um frigorífico, beneficiando produtores de toda a região". 

Segundo Fred, será um projeto de suinocultura integrado ao laticínio. “90% do leite que faz o queijo vira soro e, esse soro é contaminante para o meio ambiente. Para evitar essa poluição, começamos a doar para os criadores de suínos da região. Foi quando surgiu a ideia de criar suínos e, hoje, 40 produtores aproveitam o soro para alimentar os animais. Cada suíno adulto consome 25 litros de soro por dia. Há um potencial na região e a necessidade de organizar a cadeia. Comecei a criar e montamos esse projeto”. 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Geral.