• ANGELO ALMEIDA MANIFESTA PESAR PELO FALECIMENTO DO EMPRESÁRIO CARLOS BONFIM

ANGELO ALMEIDA MANIFESTA PESAR PELO FALECIMENTO DO EMPRESÁRIO CARLOS BONFIM

25 de fevereiro de 2022 \\ Geral

O deputado Angelo Almeida (PSB) apresentou, na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), uma moção de pesar pelo falecimento do empresário Carlos Newton Vasconcelos Bonfim, ocorrido no último dia 20 de fevereiro, no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, onde fazia tratamento médico. Natural da cidade de Brumado, Carlos Bonfim morava em Guanambi e atuava em diversos segmentos empresariais.

Nos anos 1970, apontou Almeida, o empreendedor se destacou na produção, colheita e comercialização de algodão. Em 1976, criou a Bial Algodoeira e implantou a sua primeira usina beneficiadora, chegando a colocar em funcionamento 10 unidades em Guanambi e região. “Com competência e muito trabalho, firmou-se na atividade, tornando-se o maior beneficiador do Norte-Nordeste e referência nacional”, frisou o deputado.

Na moção, o parlamentar relembra um fato que fez Carlos Bonfim mudar o local e até diversificar a área de atuação. No início da década de 1990, com o surgimento da “Praga do Bicudo” no sudoeste da Bahia, a cultura do algodão entrou em crise. Neste contexto, foi criada a Bial Veículos, uma revendedora de carros com lojas em Brasília e Região Metropolitana de Salvador. Além disso, o empresário adquiriu uma fábrica da Coca-Cola em Vitória da Conquista.

Em 1994, após pesquisas em várias regiões do país na busca por um local propício para o plantio de algodão, Carlos Bonfim decidiu aportar no município de Rondonópolis, no estado do Mato Grosso, em função do franco desenvolvimento da região, da qualidade das terras e da hospitalidade do povo rondonopolitano. “No ano seguinte, a Bial Algodoeira já inaugurava a sua primeira unidade beneficiadora nesta cidade e, a partir daí, com o significativo crescimento da produção, houve, também, o aumento de novas instalações industriais em várias regiões do estado, gerando milhares de empregos para pessoas de todo o Brasil”, contextualizou Angelo Almeida.

Em 2002, o empresário recebeu, da Assembleia Legislativa do Mato Grosso, o título de Cidadão Mato-Grossense. Já em 2009, foi agraciado pela Câmara de Vereadores de Guanambi com o título de Cidadão Guanambiense.

Carlos Bonfim era o terceiro dos sete filhos do casal Maria de Lourdes Vasconcelos Bonfim e José Bonfim da Silva. Patriarca da tradicional família Bonfim, ele era irmão de João Bonfim, ex-deputado baiano e conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE), e tio do deputado estadual Vitor Bonfim (PL)

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Geral.