• DEPUTADO LUCIANO SIMÕES FILHO SAÚDA ANIVERSÁRIO DE ARAÇÁ

DEPUTADO LUCIANO SIMÕES FILHO SAÚDA ANIVERSÁRIO DE ARAÇÁ

31 de janeiro de 2022 \\ Geral

O deputado Luciano Simões Filho (DEM) apresentou, na Assembleia Legislativa, uma moção de aplausos pela passagem do aniversário de 33 anos de emancipação política e administrativa do município de Araçás. A data magna para o povo araçaense é 31 de janeiro.


No documento, o democrata lembra que a história de Araçás se confunde com a de Alagoinhas, a quem era subordinada até o ano de 1989. O parlamentar também relata que o local surgiu na época do Brasil império, quando havia uma estrada que saía de Subaúma e passava pelo povoado de Aranha. Araçá era o nome de uma fazenda que ficava próxima ao povoado mencionado e pertencia ao capitão Manoel Dantas Novaes. “Certa vez, no povoado Aranha, deu-se uma epidemia em que morreu um grande número de pessoas. Como o terreno desse povoado era pedregoso, reuniu-se um grupo de pessoas e saiu para procurar um terreno arenoso para fazer um cemitério, encontrando-o na fazenda Araçá. O capitão Manoel Dantas Novaes resolveu doar cem tarefas de terras para que fossem construídos a capelinha e o cemitério”, narrou o deputado.



Em seguida, descreveu Luciano Simões Filho, Manoel Dantas Novaes permitiu que os moradores que viviam nas fazendas construíssem moradias nas terras da fazenda Araçá para cumprirem os rituais da igreja católica, o que fez o local se desenvolver. “Foram feitos dois barracões onde eram realizadas as feiras. Existiam mercearias e até um sobrado, a moradia do padre João Barbosa Novaes”, complementou o legislador, que saudou o povo araçaense, a quem classificou como “guerreiro, trabalhador e acolhedor”.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Geral.