• BONFIM PEDE POLÍTICA DE PROTEÇÃO DOS DIREITOS DA PESSOA COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA

BONFIM PEDE POLÍTICA DE PROTEÇÃO DOS DIREITOS DA PESSOA COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA

26 de janeiro de 2022 \\ Geral

O deputado Vitor Bonfim (PL) encaminhou indicação ao governador Rui Costa para que institua na Bahia as diretrizes para a Política Estadual de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA). No documento, ele já sugeriu o texto da lei para a criação do programa, que consideraria a pessoa com TEA como portadora de deficiência para todos os efeitos legais.

O Artigo 3º da lei sugerida por Bonfim prevê o estabelecimento de diretrizes como a utilização de profissionais, estudantes e docentes das instituições de ensino superior, de forma a auxiliar na formação de profissionais aptos a diagnosticar e tratar o TEA precocemente, por meio de cursos, palestras e programas de incentivo profissional em diferentes níveis.

Outra diretriz garante a inclusão dos estudantes com TEA nas classes comuns de ensino regular com o apoio e as adaptações necessárias da tecnologia da educação. A proposta também indica às instituições de ensino superior a inserção do estudo do autismo na grade curricular dos cursos de medicina e outros ligados à área de saúde, educação e tecnologia, e que o Estado colete dados e informações sobre autismo nos censos demográficos realizados a partir de 2018.

O texto encaminhado por Bonfim ao governador prevê campanhas educativas e de conscientização acerca do TEA através da TV e Rádio Educativa, e garante como direitos dos portadores do Transtorno “a vida digna, a integridade física e moral, o livre desenvolvimento da personalidade, a segurança e o lazer”; a proteção contra qualquer forma de abuso e exploração; o acesso a medicamentos, exames médicos, educação e ensino profissionalizante. São direitos também propostos o acesso à moradia; à previdência e assistência social; ao tratamento com base em evidencia científica; a participação em atividades artísticas, intelectuais, culturais, esportivas.

Estão, ainda, entre as diretrizes dessa política estadual que Vitor Bonfim quer ver instituída na Bahia, o diagnóstico precoce e o atendimento de caráter multiprofissional aos portadores do TEA.


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Geral.