• Adab redefine estabelecimentos no Serviço de Inspeção Estadual para apoiar pequeno produtor

Adab redefine estabelecimentos no Serviço de Inspeção Estadual para apoiar pequeno produtor

10 de janeiro de 2022 \\ Geral

A cadeia produtiva da carne, mel, leite e derivados passa a ter uma nova classificação para atender às necessidades dos pequenos produtores baianos. Os direcionamentos e diretrizes estão descritos na Portaria 001 de 06 de Janeiro de 2022 da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) e visa facilitar o acesso do agricultor familiar aos mercados consumidores uma vez que cerca de 47% dos produtores do estado pertencem a este segmento. De acordo com a Portaria da Agência, além dos Abatedouros Frigoríficos para as carnes e pescados, e Granjas para as aves, os produtores poderão atuar em Unidades de Beneficiamento, seguindo as novas classificações do Ministério da Agricultura (MAPA), já que a Bahia tem adesão ao SISBI e atendendo à demanda do pequeno produtor.  


“As estruturas menores, porém, mantendo as exigências sanitárias de produção e qualidade, vão permitir que cooperativas, pequenos produtores e agricultores familiares estejam inseridos de fato na economia baiana e comercializem seus produtos para mais mercados consumidores”, explica o diretor geral da Adab, Oziel Oliveira. “Temos que nos adequar às mudanças do setor produtivo, observando as especificidades da realidade da Bahia e mostrar ao agricultor familiar que ele também pode produzir com eficiência dentro dos seus padrões de volume”, pontua Oliveira, lembrando que a Bahia possui, aproximadamente, 900 mil estabelecimentos rurais e, desse total, 700 mil propriedades produzem leite. 


Segundo Paulo José Theophilo Gertner, médico veterinário e queijeiro, do Sítio Capão II, Piatã, na Chapada Diamantina, a Portaria vai permitir que muitos produtores saiam da clandestinidade, passem a integrar algum Serviço de Inspeção oficial e, assim, melhorem sua produção. “Na minha avaliação trata-se de um grande avanço que abre novos horizontes, principalmente, para o nicho de produtos artesanais”, comemora Gertner, mais conhecido como Zeca Veterinário. Ele produz queijos frescos, meia cura, defumados e bursan. “Produzimos hoje 40 litros dia de leite de cabra e fazemos uns 10 kg de queijo dia. Assim como eu, muitos outros produtores esperavam por uma atualização dessa legislação para incentivar a atividade da agricultura familiar que fixa o homem na terra, dando condições de sustento financeiro e social”, avalia. Para ele, a Bahia enquanto estado mais rural e com o maior número de agricultores familiares do país precisava contemplar este segmento. “Temos desprendido enormes esforços pela implantação do Serviço de Inspeção Muncipal (SIM), pela viabilização de Consórcios e faltava desatar o nó da legislação. Agora a gente se sente mais confiante para investir mais e alcançar novos mercados”. 


No modelo de grandes abatedouros os estabelecimentos abatem animais de produção e produtos em alta escala, desde a recepção, manipulação, acondicionamento, rotulagem, armazenagem, até a expedição dos produtos. “Esses locais precisam estar dotados de instalações de frio industrial para manter os produtos adequados ao consumo, passam por rígidas fiscalizações e precisam se adequar às exigências sanitárias conforme o selo de inspeção requerente”, detalha o diretor de Inspeção da Adab, Rafael Mendes. Já as Unidades de Beneficiamento estarão destinadas à recepção, manipulação, acondicionamento, rotulagem, armazenagem e à expedição de produtos, podendo realizar a industrialização de produtos comestíveis, de acordo com seu volume de produção. 


Dentro da estrutura da Usina de Beneficiamento de Leite e derivados, por exemplo, a Portaria incluiu a possibilidade de implementação de Queijarias, destinadas à fabricação de queijos, a partir de leite exclusivo da produção local. “Isso envolve as etapas de fabricação, maturação, acondicionamento, rotulagem, armazenagem e expedição do queijo, mas caso o produtor não realize o processamento completo do queijo, ele deve encaminhar o produto a uma Unidade de Beneficiamento de Leite e derivados”, esclarece a Coordenadora de Projetos Especiais da Adab, Maria Cristina Brito. 

Ascom Adab 07/01/2022 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Geral.