• Adolfo Menezes elogiou tragetória do novo presidente do Tribunal de Contas

Adolfo Menezes elogiou tragetória do novo presidente do Tribunal de Contas

07 de janeiro de 2022 \\ Geral

O conselheiro Marcus Presidio assumiu a presidência do Tribunal de Contas do Estado nesta quarta-feira (5), às 15h55, em concorrida solenidade em que também foram empossados nos cargos de vice-presidente e corregedor, respectivamente, os conselheiros Antonio Honorato e Gildásio Penedo Filho. Houve a estrita observância de regras de distanciamento social que reduziram à metade a capacidade do plenário. O presidente Adolfo Menezes representou a Assembleia Legislativa no ato de posse.


Depois de congratular-se com os integrantes da nova Mesa Diretora do TCE, Adolfo manifestou a certeza de que o Tribunal exercerá suas funções de controle externo com a objetividade, efetividade e isenção de sempre, “zelando para que cada centavo dos recursos orçamentários da Bahia seja bem empregado”, além de continuar com a postura propositiva que orienta gestores e acompanhar de forma permanente as contas governamentais no biênio que se inicia.


Acrescentou que era motivo de orgulho para todos que conviveram com Marcus Presídio, um colaborador correto e diligente, na Assembleia, a sua carreira exitosa também no TCE. Ele parabenizou o novo presidente, louvando o trabalho realizado no Parlamento, onde ocupou por 18 anos e seis presidências a Superintendência de Administração e Finanças, o cargo mais elevado da estrutura da Casa, credenciando-se para assumir as responsabilidades de integrante do TCE.


SOLENIDADE


A sessão começou com a execução dos hinos Nacional Brasileiro e da Bahia, entoados pelo cantor Carlos Lima e o pianista Josué da Paz. O presidente dos trabalhos, conselheiro Gildásio Penedo, assintomático, porém positivado para Covid-19, empossou Marcus Presídio na Presidência de forma virtual. No sintético discurso de despedida, utilizou seis vezes a palavra “gratidão” e realizou um rápido balanço da sua gestão, especialmente do último “difícil biênio” – marcado pela pandemia e a tragédia das chuvas. Ele se solidarizou com as vítimas dos flagelos, revelando que a insegurança, o receio, não tolheram o trabalho do TCE, um dos primeiros a fazer sessões virtuais no Brasil.


Compuseram a Mesa de Honra dos trabalhos, além dos conselheiros empossados, o vice-governador João Leão, que representou o governador Rui Costa; o ministro da Cidadania, João Roma; os presidentes da Assembleia, Adolfo Menezes, e da Câmara, vereador Geraldo Júnior; o prefeito de Salvador, Bruno Reis; o vice-presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Carlos Alberto Santos Araújo; o procurador Geral do Estado, Paulo Moreno; a procuradora-Geral de Justiça, Norma Angélica Cavalcanti; o comandante da PM, coronel Paulo Coutinho; o presidente do TCM, Plínio Carneiro, e o presidente eleito da Associação dos Tribunais de Contas, Cezar Miola, do Rio Grande do Sul. Deputados federais, estaduais, secretários do Estado e de Salvador, conselheiros do TCM, funcionários, diretores de órgãos públicos e outras autoridades compareceram ao ato de posse.


Ascom


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Geral.