• Bahia perde historiador Cid Teixeira

Bahia perde historiador Cid Teixeira

21 de dezembro de 2021 \\ Geral

Faleceu nesta terça-feira, 21, o historiador Cid José Teixeira Cavalcante, aos 97 anos.

Ele era formado em Direito pela Universidade Federal da Bahia (Ufba), mas não atuava como advogado. Foi professor de História na Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Ufba e na Universidade Católica do Salvador (Ucsal), além de diretor da Fundação Gregório de Mattos e implantou o Serviço de Rádio Educação da Rádio Educativa da Bahia.

É autor dos livros "Bahia em Tempo de Província", em 1986, "História do Petróleo na Bahia" e "Salvador: História Visual", ambos de 2001, mais "Bahias" e "Vistas da Cidade da Bahia", entre outros. Cid Teixeira ocupava a cadeira de número 19 da Academia de Letras da Bahia. 

Colaborou  em vários jornais da capital e foi editorialista do "Jornal da Bahia" e chefe de redação da  "Tribuna da Bahia".

Foi condecorado com a Medalha Tomé de Souza, em 1992, mais alta honraria concedida pela Câmara Municipal do Salvador. Em 2013, recebeu a Comenda 2 de Julho, pela Assembleia Legislativa da Bahia.

Esteve em Feira de Santana por diversas vezes, principalmente para proferir palestras. Como a que realizou em julho de 1979, quando, pelo Dia do Comerciante, tratou sobre a vida e a obra do patrono do comércio, José da Silva Lisboa, o Visconde de Cairu. Também participava de eventos rotários - integrante do Rotary Club da Bahia, ele foi governador do Distrito 4550 de Rotary International no período 1988-1989. 

Por Dimas Oliveira 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Geral.